Locale: United States - ec2-3-239-59-193.compute-1.amazonaws.com [VirginiaVA]
 
Avalie este post: : [3.286] Votos

Blog  



Coragem para errar





Com certeza existem vários fatores importantes que nos diferenciam profissionalmente, assim como em várias outras atividades do dia a dia.

A formação acadêmica é dos principais fatores que influênciam.

Profissionais de todas as áreas do conhecimento (músicos, jornalistas, arquitetos, engenheiros, médicos, professores, administradores), mesmo que nascidos talentosos, precisam dominar e aperfeiçoar técnicas específicas para potencializar e desenvolver o seu talento. Para isso, buscam a formação acadêmica, que lhes promove o amadurecimento e a formação integral, fornece-lhes conceitos teóricos e históricos, técnicas, e práticas vivenciadas e orientadas.

Este conceito, "formação acadêmica", refere-se a todo aprendizado feito desde o ensino básico (fundamental) até a maior graduação existente, assim como extra-curriculares, apesar de alguns entenderem apenas como os títulos obtidos a partir da gradução de nível superior.

Este processo de aprendizagem nos serve como comprovantes de capacitação, isto é, a partir de seus títulos podemos supor que existe um conhecimento, no mínimo teórico de um determinado tema, o que consequentemente nos permite acreditar que exista uma competência associada elas.

Diante disso, é preciso levar em conta que muitos outros fatores são importantes, saber fazer, saber porque fazer e fazer, estes, são domínios ímpares; isto é, eles podem se somar em alguns indivíduos, que vamos chamá-los de plenos, aqueles realmente competentes.

Advertising




De outra forma, existem os que somam apenas dois desses elementos ou simplesmente dominam apenas um, assim como há também os que nada sabem e nada fazem, é claro que em determinadas circunstâncias.
Aqui, vamos nos concentrar apenas no grupo que "Faz", áqueles que possuem a condição principal, para a realização de uma tarefa.

Podemos dizer que este indivíduo é o que mais se diferencia dos outros. Ele é o responsável pela ação.

Por quê?

Simplesmente pelo FAZER, nada acontece sem uma ação, por exemplo: Se eu detiver todo conhecimento do universo, mas não realizar nada com ele, que valor terá?

Quem não se propõe a fazer algo, por medo de errar, preferindo permancer em uma situação "confortável" de não assumir uma responsabilidade está cometendo o maior dos erros.
Fazer algo é chamar para si a responsabilidade da execussão de alguma atividade. Mesmo não sendo o reponsável intelectual da ação, ou seja, você ao cumprir ordens, assume a responsabilidade pela execução. Estas pessoas estão livres do compromisso com o êxito, isto quer dizer, elas tem a coragem de fazer algo, independentemente dos resultados. É claro, que ninguém executa uma ação desejando o erro, mas admitir a possibilidade e enfrentar suas consequências é o grande desafio.

Na grande maioria das vezes, o que nos impede de fazer algo, é justamente a falta de coragem para lidar com os resultados não desejados; pois nos tornamos no mínimo, alvo de críticas.

A necessidade de êxito está ligada à necessidade de admiração e esta, por sua vez, à necessidade de afeto, portanto, para não ter medo de errar, é preciso sentir-se aceito e estar afetivamente seguro, o que não é possível se o contexto não for favorável.
.
Tags:                              
Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirurgião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web, Analista em Saúde/Tecnologia e Inovação.
Sep:14:2015:[10:00:00 AM]


Espaço Publicitário




 

Espaço Publicitário



Post anterior
Aprendendo a aprender [Coursera]
Aprendendo a aprender [Coursera]

O Coursera é uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo Uma grande vantagem...




Week tips


Espaço Publicitário



FecharX
NewsLetters
 
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso.