Blog
Jogos + apps e seus sócios
Recentemente postei uma imagem no FaceBook que promoveu uma discussão acalorada a respeito do tema, ao contrário do que havia pensado inicialmente, mesmo alguns desenvolvedores não haviam se dado conta de
que ao publicar um produto, quer sejam jogos, aplicativos, softwares,eBooks etc., em lojas como Google Play, Amazon Store, Apple Store, etc., acabamos fazendo parte de uma
"sociedade informal" da qual nos tornamos sócios
minoritários.
Entendemos perfeitamente que para que esse processo ocorra, todos devam lucrar, afnal, é preciso pagar as desepesas de desenvolvimento e manutenção desses sistemas.
Em teoria, cada "novo sócio" conta com uma fração menor do que a do desenvolvedor, no entanto, a soma de suas "taxas" supera a parte que cabe ao responsável pelo produto.
Em alguns caso, essa divisão beira o absurdo, analisemos em separado:
A questão dos impostos,
25% por que?
Afinal qual a participação o governo tem neste trabalho? Incentivo? Promoção? Apoio? Formação?
Atenção:
Os problemas com impostos não param por ai; como estamos falando de produtos vendidos através da internet, devemos supor que serão vendidos no mundo todo, assim outros governos também cobram seus impostos, ou seja
além das taxas mencionadas anteriormente ainda exstem as cobranças de impostos definidas pelos diferentes países onde serão comercializados tais produtos.
E isto, não fica claro de que forma é feito.
Com relação ao Google Play, este age apenas como um intermediário, que não se responsabiliza por absolutamente nenhum problema que eventualmente possa haver entre os usuários e os produtos por eles disponibilizados, ou seja, 30% limpo.
No nosso caso, como acreditamos que responsabilidade social é uma questão pessoal, para todo nosso jogos, do quinhão que nos cabe, dedicamos uma porcentagem para doações á instituições sem fins lucrativos que atuem ativamente
em ações de responsabilidade socioambientais, como Médicos sem Fronteiras, Grupo cultural Afrorregae, Institutos do Câncer, Diretos Humanos etc.
Acreditamos que, mesmo com uma pequena parte da arrecadação, podemos dividir com quem precisa, quem cuida para tenhamos um mundo melhor.
Em nosso jogo
ZAP GUITAR,
destinamos 50% da renda líquida para este fim. Os outros jogos nossos, destinamos 5%, afinal, precisamos recuperar o dinheiro investido, que não foi pouco,
para que pudessemos realizar todo esse trabalho, onde, ainda, nos dedicamos diariamente por mais de 12 horas. Tão logo recuperemos esse investimento,
essas porcentagens serão revistas, logicamente em favor dessas instituições.
Não precisamos ficar bilhonários, apenas ter uma vida digna, com direito a saúde educação e uma aposentadoria.
Continuando...
Entendemos melhor essas contas quando demonstramos com números reais, assim vejamos:
No caso do ZAPGuitar in Rio, atualmente está disponível para compra por R$ 2,00 (Este preço exclui impostos 25% no Brasil.) (*US$ 0,99).
Preço consumidor | 100% | R$ 2,00 |
Google Play | 30% | R$ 0,60 |
Governo Brasileiro | 25% | R$ 0,50 |
Desenvolvedor | 45% | R$ 0,90 |
Em nosso caso, que destinamos parte da renda líquida:
ZAPGuitar in Rio |
Renda líquida | 100% | R$ 0,90 |
Desenvolvedor | 50% | R$ 0,45 |
*Responsabilidade Social | 50% | R$ 0,45 |
Aproveitando a oportunidade:
Este jogo foi lançado dias antes do Rock in Rio, com a finalidade de conseguir através de um público específico, recursos com ênfase para responsabilidade social.
Resolvemos manter, mesmo após o evento, da mesma forma.
Acreditamos que pessoas genereosas irão valorizar este recurso, mesmo que não apreciem jogos, como forma de contribuir para ações de organizações com Médicos sem Fronteiras em campanhas como:
Médicos Sem Fronteiras participa de campanha de vacinação contra meningite
Mais de 6 mil casos suspeitos e 443 mortes por meningite foram registrados no Níger nos últimos três meses. Mas uma escassez de vacinas tem dificultado a implementação a tempo de uma campanha de vacinação.
"Graças a uma forma inovadora de fazer Pesquisa e Desenvolvimento, onde a necessidade de um produto acessível foi prevista desde o início, a vacina custa apenas 40 centavos de dólar americano por dose "
Baixar ZapGuitar in Rio
Para refletir:
Supondo que US$ 1,00 = R$ 3,00,e que cada jogo fará o repasse de $US 0,07., então para cada 3 jogos(aproximadamente) vendidos uma vida poderá ser salva.
Se você tem em média cerca de 30 amigos, juntos poderão salvar 10 pessoas da morte por miningite.
Muitas são as doenças erradicadas na maioria dos países desenvolvidos, mas que em locais de pobreza extrema ainda matam milhões de crianças, algumas dessas vacinas, custam menos do que R$ 0,30.
Ainda hoje, milhares de pessoas morrem ao redor do mundo por conta de doenças como sarampo, meningite, cólera e febre amarela, e cerca de 22 milhões de crianças com menos de um ano não recebem todas as vacinas que as protegeriam desses algozes da infância.
Continuando de onde paramos...
Então temos, da parte do desenvolvedor, ou seja, rendimento líquido de R$ 0,45 centavos; 11% do valor total do produto para pagar as contas de luz, água, telefone, imposto de renda, imposto predial, gasolina, escola,
equipamento, manutenção, softwares, condomínio, supermercado e por ai vai.
Mas nem todo desenvolvedor vê dessa forma, morando ainda na casa dos pais não percebem essas despesas mensais; assim, acreditam que desenvolver não custa nada, ignorando até seu tempo e dedicação em aprender e fazer.
A distribuição através do Google Play é, segundo eles, feita para 136 países, onde a maioria não cobra impostos.
Este assunto ainda não é totalmente esclarecido, não existe uma página onde você encontre de forma "limpa" e exemplificada, como essa questão da arrecadação é feita do princípio ao fim.
Foi nos comunicado que alguns países como:
Albania, Norway, and Morocco, South Korea,
mudaram suas políticas de taxação, no entanto não ficou claro, mais uma vez, como isso acontece e qual os percentuais.
Como não podríamos deixar de observar, a taxação feita no
Brasil (25%) perde apenas para
Hungria (27%)
Outras formas de arrecadação - monetização
In-game advertising (IGA): Exibição de propagandas em tempos pré determinados, uma forma de arrecadação de dinheiro através das empresas responsáveis por esse tipo de anuncios.
Nesta modalidade, para cada mil impressões de propagandas o desenvolvedor receberá em torno de US$ 0,10 em média, também conhecido por CPM (custo por mil impressões).
Este valor pode variar muito de uma empresa para outra, assim como de um anunciante para outro.
Advergame (fusão das palavras inglesas Advertise = propaganda e videogame = jogo eletrônico ou simplesmente game = jogo) é o nome dado a estratégia de comunicação mercadológica (ferramenta do marketing) que usa jogos, em particular os eletrônicos, como ferramentas para divulgar e promover marcas, produtos, organizações e/ou pontos de vista.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Advergame
Freemium / free-to-play: você joga gratuitamente e compra itens dentor do jogo para ganahr algumas vantagens para jogar.
A reação do jogadores em relação a essas estratégias:
A opinião dos jogadores se divide quanto a sua aplicãção, muitos são os que se queixam que as propagandas os distraem enquanto querem se divertir.
Alguns sentem que são recursos invasivos, como Spywares e optam por remover esses recursos. Antes, isso só era possível através da aquisição de uma versão
sem tais recursos, mas agora, existem em muitos aparelhos, navegadores, recursos que permitem o bloqueio da exibição destes conteúdos.
Qual a importância disso tudo?
Entender todo o processo de distribuição(comercialização) de produtos é fundamental para que produtores e consumidores entendam os bastidores econômicos desses processos.
A falta de uma abordagem mais profunda impede que tanto a comercialização de forma correta quanto seu consumo.
Muitas vezes deixamos de participar de alguns processos econômicos e socias apenas por falta de informação suficiente para que criemos uma visão mais crítica sobre estes processos.
Outro ponto importante a destacar é a questão da promoção de trabalhos nacionais, que muitas vezes, por questões culturais, erroneamente deixamos de valorizar, acreditando que nossos
produtos são inferiores aos importados. Mesmo que essa fosse a realidade, como poderiamos melhorar o quadro sem o opoio de nossos compatriotas.
Mas o que isso tem a ver?
Entender que a maior parte dos lucros obtidos com a comercialização destes produtos, é destinada não para quem os cria, quem trabalha muito para isso, mas para "
seus sócios" que graças suas posições, se aproveitam
dessa mão de obra em benefício próprio, e muitas vezes sem nenhum retorno para a sociedade.
Basta uma breve pesquisa pela internet para vermos o que é feito com os impostos arrecadados abusivamente e que nunca são suficientes para melhorar as condições de vida dos brasileiros, muito pelo contrário, agora
o que vemos, são "ameaças" de mais taxações e cortes de verbas em áreas como educação, sáude e responsabilidade social; uma forma tirana para impor mais formas de exploração.
* Responsabilidade social: Entendemos como um dever individual, que contribui para o crescimento da sociedade como um todo, e a preservação das riquesas para futuras gerações também.
Esperar apenas que governos e grandes empresas façam isso, é um risco que não podemos correr.
.
Tags:
Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirurgião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web, Analista em Saúde/Tecnologia e Inovação.
Nov:10:2015:[11:00:00 PM]