Blog
Saiu a regulamentação para os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade a distância
PORTARIA Nº 275, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018
Publicada no no Diário Oficial da União em 20/12/2018
Dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade a distância.
A CAPES publicou nesta quinta-feira, 20, uma portaria que regulamenta os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade a distância. Todos os cursos deverão seguir as normas que são aplicadas aos demais programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado.
As instituições podem oferecer cursos stricto sensu a distância, sejam eles acadêmicos ou profissionais. A portaria traz detalhes sobre quais atividades devem ser feitas presencialmente, como estágios obrigatórios, seminários integrativos, atividades de laboratório, entre outras.
Os cursos serão acompanhados e avaliados periodicamente pela CAPES.
Comissões de avaliação com especialistas em educação a distância ficarão responsáveis pelo monitoramento do desempenho com fichas de avaliação específicas.
Apenas as universidades credenciadas junto ao MEC para oferta de cursos a distância podem oferecer os cursos de pós-graduação stricto sensu nessa modalidade. Informações sobre submissão de proposta de cursos novos na modalidade, requisitos para as instituições, além da composição do corpo docente, entre outros assuntos, podem ser conferidos na portaria.
Entre agosto e novembro deste ano, um grupo de trabalho com representantes de diversas associações de ensino superior estudaram o tema para subsidiar a portaria. A iniciativa foi coordenada pelas diretorias de Educação a Distância e Avaliação.
Acesse aqui todos os artigos da portaria.
Fonte: (Brasília – Redação CCS/CAPES)
.
Para aqueles que ainda achavam que o ensino na modalidade a distância é apenas um modismo passageiro, essa regulamentação vem mostrar que estão enganados e que haverá sim um controle de perto sobre a execução dos projetos propostos.
Agora, definitivamente, é imprescindível que as instituições de ensino superior realmente façam investimentos sérios em suas equipes de EaD.
Os docentes envolvidos nesses projetos educacionais deverão ser capacitados corretamente para a criação/adaptação de seus conteúdos para esta modalidade.
Sua instituição realmente conseguirá participar desse processo de forma efetiva?
Seus alunos já estão adaptados à essa realidade?
Venho observando por anos o descaso de muitas instituições que estão "empurrando com a barriga" o ensino à distância. Tanto é que a evasão de alunos matriculados em cursos nesta modalidade tem aumentado significativamente, e basicamente existem apenas dois motivos principais para isso: Cursos mal estruturados e alunos despreparados para o uso correto dos recursos, uma vez que as metodologias são diferentes.
Foi percebendo essas e outras "anomalias" na EaD que disponibilizei gratuitamente o Curso/Guia:
Aprendizagem efetiva em EAD
Minha contribuição para o sucesso do Ensino à Distância e consequentemente para sua instituição!
Tags:
Source: www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9279-regulamentacao-de-pos-graduacao-stricto-sensu-a-distancia
post by: Oliveira M.J.N
Cirurgião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web, Analista em Saúde/Tecnologia e Inovação.
Dec:25:2018:[07:24:36 PM]