Avalie este post: : [38] Votos

Blog Despertando interesses   




Como se preparar melhor para uma vaga de emprego?

Aug:17:2018:[07:17:56 PM]





Por que muitas pessoas estão a procura de trabalho, mas que apesar de possuírem qualificação, não estão conseguindo?

Elas realmente estão preparadas?

O que está acontecendo com esses profissionais pode apenas estar no fato de não dominarem nenhuma técnica de comunicação.  Você é o seu maior e melhor produto, de que forma o está vendendo?

Entende que o relacionamento humano é basicamente um processo de trocas?

Seja um comerciante de você mesmo.

Quem tem uma oferta de emprego está a procura de pessoas que resolvam algum tipo de problema para ela, correto? É uma lógica, se isso acontece é porque ela precisa se dedicar à outras coisas que a permitam ganhar seu sustento, em outras palavras, dinheiro. Existem alguns segredos nisso que você precisa começar a aprender o mais rápido possível.

A base de tudo está na(s) frase(s):

Faça-me rir! Ou Me Faz rir!

Que em outras palavras querem dizer: Quanto vou ganhar com isso?

No caso de uma oferta de trabalho significa que o empregador deseja saber se o dinheiro investido em você dará o retorno financeiro que ele espera. É mais ou menos quando você vai ao banco com uma quantia em dinheiro e espera investir em alguma aplicação que seja interessante para que suas economias cresçam. 

O empregador está "alugando" sua "mão de obra"; percebe?

Existem muitas técnicas, novas ou não, que podemos aprender por ai, mas a dica da hora é:

Aprenda a ser um orador de seus talentos 

por definição Orador é: que ou aquele que tem grande eloquência, fala muito bem ou costuma falar em público.

"Eloquência é a capacidade de falar e expressar-se com desenvoltura, por extensão poder de persuadir pela palavra."

Para se ter uma ideia da importância disso vamos voltar a fita.

2300 anos atrás, Aristóteles escreveu o segredo para ser um orador persuasivo, o segredo que forma a base para quase todos os livros de oratória escrita desde então.

Você conhece o segredo?


Se não, talvez esteja se perguntando o que uma teoria de 2.300 anos tem a ver com falar em público nos dias de hoje.

A resposta é dada em uma única palavra - TUDO!

O que todo palestrante precisa entender sobre esses três pilares do falar em público?

O que são Ethos, Pathos e Logos?

Em termos mais simples, eles correspondem a:

Ethos: credibilidade (ou caráter) do falante Pathos: conexão emocional com o público Logos: argumento lógico Juntos, eles são os três apelos persuasivos. Em outras palavras, estas são as três qualidades essenciais que seu discurso ou apresentação deve ter antes que seu público aceite sua mensagem.

Advertising




Origens de Ethos, Pathos, Logos - na retórica de Aristóteles

Escrito no século IV a.C., o filósofo grego Aristóteles compilou seus pensamentos sobre a arte da retórica em Sobre a Retórica, incluindo sua teoria sobre os três apelos persuasivos.

Muitos professores de comunicação, discurso e retórica consideram Aristóteles Sobre a Retórica como um trabalho seminal no campo. De fato, os editores de A Retórica do Pensamento Ocidental: Do Mundo do Mediterrâneo ao Cenário Global o chamam de “o mais importante trabalho isolado sobre persuasão já escrito”. É difícil argumentar essa afirmação; pois a maioria dos conselhos de livros modernos pode ser rastreada até as fundações de Aristóteles.

Ethos

Antes que você possa convencer uma audiência a aceitar qualquer coisa que você diga, eles têm que aceitá-lo como credível (crível - digno de crédito).

Existem muitos aspectos para construir sua credibilidade:

  • O público te respeita?
  • O público acredita que você é de bom caráter?
  • O público acredita que você é geralmente confiável?
  • O público acredita que você é uma autoridade nesse assunto?

Tenha em mente que não é suficiente saber que você é uma fonte confiável. (Isso não é sobre sua confiança, experiência.) Seu público deve saber disso. O Ethos é o seu nível de credibilidade, conforme percebido pelo seu público.
 

Pathos

Pathos é a qualidade de uma apresentação persuasiva que agrada às emoções do público.

  • Suas palavras evocam sentimentos de amor? … Simpatia? … medo?
  • Seus visuais evocam sentimentos de compaixão? … Inveja?
  • Sua caracterização da competição evoca sentimentos de ódio? desprezo?

A conexão emocional pode ser criada de várias maneiras por um falante, talvez mais notavelmente por histórias. O objetivo de uma história, anedota, analogia, símile e metáfora é, muitas vezes, vincular um aspecto de nossa mensagem principal a uma resposta emocional desencadeada do público.
 

Logos

Logos é sinônimo de um argumento lógico.

  • Sua mensagem faz sentido?
  • Sua mensagem é baseada em fatos, estatísticas e evidências?
  • Sua frase de chamariz levará ao resultado desejado que você prometeu?



Qual é o mais importante? Ethos Pathos? ou logos?

Alguns sugerem que o pathos é o mais crítico dos três. Você precisa ser ouvido, Bert Decker diz que as pessoas compram com emoção (pathos) e justificam com fatos (logos). Verdade? Você decide.

Aristóteles acreditava que o logos deveria ser o mais importante dos três apelos persuasivos. Como filósofo e mestre em raciocínio lógico, ele acreditava que os logos deveriam ser o único apelo persuasivo necessário. Isto é, se você demonstrou logos, você não deve precisar de ethos ou pathos.

No entanto, Aristóteles afirmou que o logos sozinho não é suficiente. Não só não é suficiente por si só, como não é mais importante do que qualquer um dos outros dois pilares. Ele argumentou que todos os três apelos persuasivos são necessários.

Ele está certo?

O que você acha?

.

Se você chegou até aqui, nessa leitura, Parabéns! É um forte candidato á uma vaga de emprego. Você demonstra interesse e vontade de aprender, isso em qualquer processo seletivo é muito valorizado.

É importante que saiba ler e compreender o que está escrito; dessa forma será capaz de adquirir conhecimento e não apenas tomar ciência. Quando falamos em orador logo pensamos em uma platéia, repleta de pessoas, mas não se deixe enganar por esse conceito, pois somos oradores em todos os momentos em que nos relacionamos com pessoas, quer seja apenas uma ou várias.

O texto acima serve para levá-lo à uma reflexão mais profunda sobre como você se comunica com o mundo, quer seja escrevendo, falando, gesticulando ou através de sua aparência. Conhecer a "psicologia" humana é com certeza um diferencial para se conseguir o que deseja. 

Por esse motivo, resolvemos chamar sua atenção para o fato de que apenas ter um bom currículo não é suficiente; ajuda muito, porém, se você não for capaz de vender isso, suas chances serão reduzidas. Lembre-se, ser profissional é muito mais do que apenas acumular certificados e experiência.

Ler post relacionado

Vale destacar que vender sua imagem hoje, está cada vez mais complicado, pois graças a internet, muitas pessoas estão se "detonando" por não resistir aos encantos das redes sociais; e as empresas sabem disso.

Dialogismo é o que *Mikhail Bakhtin define como o processo de interação entre textos que ocorre na polifonia; tanto na escrita como na leitura, o texto não é visto isoladamente, mas sim correlacionado com outros discursos similares e/ou próximos.

Mikhail Mikhailovich Bakhtin (17 de novembro de 1895, Oriol — 7 de março de 1975, Moscou) foi um filósofo e pensador russo, teórico da cultura europeia e das artes. Bakhtin foi um verdadeiro pesquisador da linguagem humana, seus escritos, em uma variedade de assuntos, inspiraram trabalhos de estudiosos em um número de diferentes tradições (o marxismo, a semiótica, estruturalismo, a crítica religiosa) e em disciplinas tão diversas como a crítica literária, história, filosofia, antropologia e psicologia.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Bakhtin
Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Moda e Saúde
Moda e Saúde

Blusas femininas de todos os modelos e cores a preços imbatíveis


AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Saias
Saias

Curtas,longas todos os modelos que você imaginar e um lugar


AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Camisetas
Camisetas

Moda verão


AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Calças femininas de brim
Calças femininas de brim

Elegantes calças jeans, vários modelos, todos os tamanhos


Espaço Publicitário



   
     
     
Ref::180719

Fechar X
NewsLetters
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar