Locale: United States - ec2-54-224-90-25.compute-1.amazonaws.com [VirginiaVA]
 
Avalie este post: : [3.174] Votos

Blog  



Conheça o Brasil que está sendo transformado pela energia solar





O sol faz gelo em meio à floresta amazônica. Na Vila Nova Amanã, (AM), os moradores agora conseguem tomar água gelada e refrigerar os peixes graças a painéis fotovoltaicos que alimentam freezers e geladeiras, um sonho que parecia distante anos atrás.

A chegada da energia solar nessa comunidade foi transformadora. Trouxe qualidade de vida e facilitou o trabalho dos pescadores. Isso sem custos a mais na conta de energia, antes gerada pelo poluente diesel dos geradores locais.

Como a Vila Nova Amanã, em outros pontos do Brasil a energia solar está chegando e revolucionando vidas. O Greenpeace Brasil viajou pelo País em busca dessas histórias. A descoberta está registrada no webdocumentário Sol de Norte a Sul. Na plataforma, é o internauta quem decide qual caminho seguir: pode assistir a vídeos, ver fotos, ler textos e infográficos, na ordem em que desejar.

O webdocumentário está dividido em quatro seções. Uma mostra quais são benefícios sociais que a energia solar traz ao País. Além de gerar empregos, as histórias mostradas ali contam como brasileiros passaram a ter água limpa, salas de aula mais adequadas e contas de luz mais baixas. A segunda parte é dedicada aos entraves que não permitem a ampla disseminação dessa fonte limpa de energia, como o excesso de tributos que encarecem os sistemas. Hoje, apenas 0,02% da eletricidade do Brasil vem de placas fotovoltaicas. Em seguida, conhecemos quatro histórias de brasileiros que, mesmo com todos os empecilhos, apostam na energia do sol.

A quarta e última seção da plataforma traz um mapa do mundo para que os internautas insiram iniciativas ligadas à energia solar que conhecem. Esse mapa será, em breve, um amplo panorama de como a energia solar está ganhando espaço no Brasil e no mundo.

“As histórias contadas aqui são só alguns exemplos dos muitos benefícios da energia solar. Mas apenas três em cada dez brasileiros sabem que podem gerar sua própria energia.

Advertising


Com esse webdoc, esperamos contribuir para que esse número cresça. E queremos chegar a 1 milhão de casas com telhados solares num futuro próximo no Brasil”, diz Bárbara Rubim, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

Algumas histórias que estão no webdocumentário:

· A Escola de Educação Básica Roberto Schutz foi a primeira a receber painéis fotovoltaicos no Brasil. Localizada na fria cidade de Rancho Queimado (SC), agora, há água quente nas torneiras e as salas de aula estão mais iluminadas. Professores e alunos aprenderam juntos os benefícios da energia solar e, hoje, ensinam pais e comunidades a importância de se investir em energias renováveis.

· A água potável para os moradores do Assentamento Maria da Paz (RN) era escassa. Vinha das cisternas se chovia ou de galões, quando o dinheiro sobrava. Hoje, uma máquina faz a dessalinização da água de um poço e fornece água limpa e fresca para mais de 200 pessoas. Isso tudo consumindo a energia fornecida por placas solares, que aproveitam a gratuita energia solar.

· Um sistema fotovoltaico no Brasil custa cerca de 20% a mais em razão de tributos. Alguns estados ainda cobram de forma indevida o Imposto sobre a Circulação de Mercadores e Prestação de Serviços (ICMS) para o cidadão que gera sua própria energia. Se o ICMS na eletricidade fosse derrubado em todos os estados, o Brasil teria 55% mais sistemas instalados em 2023.

· Apenas três em cada 10 brasileiros sabem que podem gerar sua própria energia e economizar na conta de luz. Ainda assim, quase 90% da população entrevistada afirmou ter interesse em saber mais sobre microgeração e consideram que produzir sua própria energia é importante.





O webdocumentário "Sol de Norte a Sul" mostra como a energia solar está transformando a vida de muitos brasileiros. E isso, não só pelo acesso à eletricidade, mas também pelo acesso a água potável, contas de luz mais baratas, geração de emprego, entre outros. Essas histórias estão contadas em vídeos, fotos, textos e infográficos. O site também tem um mapa do mundo colaborativo para ser preenchido com iniciativas ligadas à energia solar.

Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Conheca-o-Brasil-que-esta-sendo-transformado-pela-energia-solar/


Essas e outras ideias são muito importantes, mas para que elas se efetivem existe uma luta contra as grandes instuições que lucram muito com o processo tradicional.

Basta lembrarmos de Nikola Tesla, que tornando-se um assistente do famoso cientista da época Thomas Alva Edison. Após um sério desentendimento com este por não haver recebido um gigantesco bônus prometido por Edison (segundo ele, uma brincadeira) por algumas de suas aplicações, aprimoramentos e descobertas (1886), Tesla perde o emprego e passa por um período difícil, realizando trabalho braçal.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla


Sem dizer os problemas enfrentados posteriormente, por ele, quando fazia testes para transmissões de energia elétrica sem fio, e seu empregador, maior produtor de fios de cobre que até hoje são usados para fazer essas transmissões.
Nikola Tesla propôs teorias de transmissão sem fio de energia no fim dos anos 1800 e começo dos anos 1900. Uma de suas demonstrações energizava remotamente lâmpadas no chão de sua estação de experimentos em Colorado Springs.

Então, precisamos apoiar e divulgar ações como esta para que os interesses econômicos de poucos possam impossibilitar o acesso aos novos e mais baratos recursos.
.
Tags:                            
Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirurgião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web, Analista em Saúde/Tecnologia e Inovação.
Jan, 14, 2016, 14:08


Espaço Publicitário




 

Espaço Publicitário



Post anterior
MSF encerra atividades em centro de recepção italiano
MSF encerra atividades em centro de recepção italiano

A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) vai encerrar suas atividades médicas no centro de recepção de Pozzallo, bem...




Week tips


Espaço Publicitário



FecharX
NewsLetters
 
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso.