Avalie este post: : [18] Votos

Blog Despertando interesses   



Mudanças climáticas já afetam milhares de brasileiros





 “Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas” revela, com depoimentos de pessoas das comunidades afetadas e análises de cientistas, como o aquecimento global já provoca vítimas, doenças e prejuízos econômicos em todo o Brasil

Energia eólica

A imagem das Cataratas do Iguaçu com quedas minguadas ou completamente secas ainda está fresca na memória dos brasileiros. A diminuição no volume de água, que chegou a um décimo do normal em julho, foi provocada por uma das piores estiagens dos últimos anos no Paraná. No ano passado, a Amazônia, que detém 20% da água doce do planeta, se transformou em uma espécie de sertão, em uma das secas mais severas que já assolaram a região.

Ainda em 2005, um tornado devastou o município de Muitos Capões (RS), no mesmo dia em que o furacão Katrina arrasou Nova Orleans, nos Estados Unidos. No final de março de 2004, o furacão Catarina, o primeiro registrado no Atlântico Sul, matou 11 pessoas e causou destruição em dezenas de municípios da região Sul. Apenas em Santa Catarina danificou mais de 32 mil casas, com prejuízos de mais de R$ 1 bilhão. Depoimentos dos pesquisadores Carlos Nobre (Inpe) e Francisco Aquino (UFRGS) revelam que essas são evidências claras de que o mundo e várias regiões do Brasil são vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global.

O documentário e o relatório "Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas", do Greenpeace, apresentam testemunhos de vítimas do aquecimento global na Amazônia, no Nordeste, no Sul e na zona litorânea brasileira. São pessoas que viram suas casas destruídas por causa de ventos ou inundações, perderam suas lavouras e seus animais por causa de secas fora do normal ou foram afetadas por catástrofes climáticas antes desconhecidas pelos brasileiros. O relatório e o documentário mostram ainda as relações entre a destruição da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, e o aquecimento global, e como o desmatamento e as queimadas fazem do Brasil o quarto maior emissor de gás carbônico do planeta.

"O Brasil precisa assumir sua responsabilidade como grande emissor de gases de efeito estufa. O governo deve combater o desmatamento de maneira implacável, promover as energias limpas e os programas de economia de energia.

Advertising


Os brasileiros têm todo o direito de saber onde somos mais vulneráveis aos efeitos devastadores do aquecimento global e como vamos reduzir nossa contribuição a este problema. Não temos tempo a perder nesta luta pela nossa sobrevivência", afirma Carlos Rittl, coordenador da campanha de clima do Greenpeace.

O relatório e o documentário mostram também o que os governos, as indústrias e os cidadãos podem fazer, com mudanças nos padrões de produção e de consumo, para evitar que o cenário de mudanças climáticas, que já é grave, se torne irreversível e catastrófico para toda a vida do planeta nos próximos anos.

EVENTOS PÚBLICOS

Além do relatório e do vídeo, a nova campanha de mudanças climáticas do Greenpeace conta com eventos de mobilização pública: a exposição fotográfica e a instalação sensorial "Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas" percorrerão dez cidades brasileiras. A exposição possui 28 painéis com fotos e textos explicativos sobre como o aquecimento global já afeta a vida de milhares de brasileiros. Os visitantes também poderão conhecer um túnel para visualizar e sentir os efeitos das mudanças climáticas. Ao final da visita, as pessoas receberão uma cartilha com dicas do que podem fazer para ajudar a restaurar o equilíbrio climático do nosso planeta.

Fonte:http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/idocumentario-e-relat-rio-do-g/?gclid=CPLRwZbJ7M8CFYMFkQodi5oPHg

 

 

Devido a importância do assunto, procuramos reunir mais informações que julgamos fundamentais, para que você possa criar uma visão mais ampla de como estas mudanças afetam o mundo de forma geral, e não apenas o Brasil.
A seguir disponibilizamos um vídeo criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com legendas disponibilizadas pela Unesco.

 

 

 

 

 

 

Pequenas ações individuais, podem fazer toda a diferença no futuro próximo. Pense seriamente sobre como você contribui para evitar que calamidades ocorram.
Somos todos, de alguma forma, responsáveis pelo que está acontecendo com nosso planeta.

 

 

 

 

.
Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
Oct:21:2016:[04:43:44 PM]
AliExpress
Jóias & Acessórios
Brincos
Brincos

Brincos para todos os gostos e bolsos


AliExpress
Jóias & Acessórios
Conjuntos de jóias
Conjuntos de jóias

Presentes baratos que vão surpreender qualquer pessoa


AliExpress
Jóias & Acessórios
Colar em 3 camadas
Colar em 3 camadas

Campeão de pedidos!
Cerca de 5000 unidades vendidas



AliExpress
Homens Roupas & Acessórios
Macacão
Macacão

Diferentes modelos e marcas, passei e trabalho


Espaço Publicitário



   
     
     
Ref::220716

Fechar X
NewsLetters
..
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar