Avalie este post: : [39] Votos

Blog Despertando interesses   



Tatuagens, modismo ou rebeldia, faz diferença?





Frases e pensamentos positivos

A tatuagem existe desde que o mundo é mundo.

Hoje em dia, é uma prática amplamente difundida por todo o mundo.

Tatuagens, pinturas, mutilações e cortes de cabelo são modos de transformar o corpo para que ele comunique códigos, relações sociais e valores.
É diferente do que comumente chamamos de "Modismo", pois tecnicamente alguns desses procedimentos são irreversíveis e outros podem criar marcas(cicatrizes quando se busca uma solução para reverter o processo).
Ela pode ser tanto uma manifestação artística quanto de rebeldia e as motivações que levam uma pessoa a se tatuar são quase infinitas.

No Taiti, na Polinésia: os nativos usavam espinhas de peixe finíssimas, ou ossos de passarinho, para perfurar a pele e injetar um pigmento feito à base de carvão e ferrugem.
É daí que vem palavra tattoo, versão para o inglês do taitiano tatu, cujo significado é desenho na pele.

Ao longo da história as tatuagens também têm sido frequentemente associadas à punição e a comportamentos marginais.
Os bretões, povo bárbaro que habitava a região da atual Grã-Bretanha, pintavam o rosto com várias cores para intimidar invasores.
No Império Romano, os escravos eram tatuados.
Na França do século XVIII, criminosos ganhavam uma pintura na pele – às vezes uma marca com ferro quente – registrando o crime que tinham cometido.
Prostitutas, piratas e marinheiros também se tatuam há séculos, como sinal de valentia e para demarcar seus grupos sociais.
Era comum também as prostitutas levarem uma marca de seus cafetões, como um atestado de propriedade.
Mais recentemente temos na II Guerra Mundial as marcas feitas (geralmente uma numeração) nos Judeus nos campos de concentração.

Em presídios do mundo inteiro, os próprios detentos se tatuam para diferenciar a facção à qual pertencem. Antigamente, era a própria polícia que os tatuava.

Advertising


Na Inglaterra, cravavam-se as iniciais “BC” – bad character, mau caráter em inglês – na pele dos condenados. Ao longo do tempo, a tatuagem acabou virando a marca de pessoas marginais, diferentes do resto da sociedade.

Hoje isso mudou?

A verdade é que apenas a quantidade de pessoas fazendo uso de tatuagens aumentou muito, e isso de certa forma, ameniza um pouco a questão dos valores de representação que cada sinal marcado na pele pode sifnificar.
Não são poucos os trabalhos científicos e documentários que falam sobre o tema e como são encaradas as pessoas que se tatuam.
Quando se toma a decisão de fazer uma tatuagem, as pessoas devem ter em mente que diferentes países, diferentes culturas e religiões possuem conceitos, muitas vezes seculares, a respeito dessa prática.
É possível que uma pessoa tatuada tenha problemas ao visitar alguns países.

Vaidade ou rebeldia?

De todo modo, certamente uma das razões que conduzem à tatuagem hoje é o desejo de aparecer em público com um visual inusitado.
Por meio da tatuagem, as pessoas procuram ser valorizadas e consideradas bonitas pelo grupo a que pertencem. Trata-se de uma necessidade de parecer igual e, ao mesmo tempo, diferente em relação aos outros. A necessidade de se destacar dentro de uma sociedade massificada como a nossa é cada vez maior. Todos querem chamar a atenção. E cada um chama a atenção da maneira que mais lhe parece positiva, ainda que isso possa escandalizar quem optou por outros padrões de conduta e de afirmação.

Tatuagens e ambientes de trabalho:

Em profissões tradicionais, como advocacia e medicina, braços cheios de desenhos não são vistos com bons olhos. Nem por chefes, nem por pares e nem pelos clientes da maioria das empresas.
Muitas são as empresas que embora não admitam publicamente, não contratam pessoas tatuadas, principalmente aquelas que não tem como cobrir com uma roupa.

O tempo passa:

Depois de um certo tempo, o desenho feito no corpo pode perder o significado: a banda deixa de existir, troca-se de namorada, pode-se até mudar de time.
Com o passar do tempo também se desenvolvem padrões pessoais, não mais grupais. E, então, pode bater um arrependimento pesado. Há uma fila de tatuados arrependidos em busca de tratamento de remoção.
Além disso, as tatuagens coloridas vão perdendo a qualidade das imagens pois os pigmentos com elementos orgânicos são mais instáveis e portanto com uma duração menor na pele.

Tatuagens e sua saúde:

Muito importante também é falar um pouco sobre a química do processo.
Acredito que pouquíssimas pessoas sequer pensam nisso: De que forma a pintura se fixa na pele?
Além do processo físico das agulhas vibrando para inserir as tintas na pele, a fixação delas(das tintas) se dá por reações químicas que ocorrem no local.

A composição das tintas de tatuagem mudou com o passar dos anos, no passado elas eram preparadas predominantemente com compostos inorgânicos e nos dias de hoje com compostos orgânicos. Ao aplicar os pigmentos na pele eles tendem a se aglomerar e formar partículas de 0, 5 a 10 µm.

Atualmente o que se utiliza são corantes industriais.
Fazendo uma breve pesquisa encontramos algumas informações como:

  • Os corantes variam muito na sua composição e os mais usados são relativamente inócuos.
  • As tintas pretas são normalmente óxidos de carbono, enquanto as azuis são obtidas com sais de cobre ou óxidos de cobalto.
  • O branco pode ser dióxido de titânio, óxido de zinco ou carbonato de chumbo.

Qual a importância de saber isso?

Bem a pele é o maior órgão de nosso corpo, é responsável pela proteção de nosso organismo contra as agressões externas.
É como uma armadura, porém tem uma capacidade e função que poucos conhecem, que é de absorção.
Assim qualquer substância em contato com nossa pele, poderá ser absorvida pela pele e consequentemente irá se espalhar por todo seu organismo.
Um estudo do Instituto Federal Alemão de Avaliação de Risco (ESRF), publicado na Scientific Reports e coordenado por Ines Schreiver, chegou à conclusão de que tais micropartículas contidas nas tintas viajam para os linfonodos através do sangue, as chamadas "sentinelas" do sistema imunológico.

..quando alguém quer se tatuar, geralmente é muito cuidadoso em procurar lugares que usam agulhas descartáveis. No entanto, ninguém controla a composição química das tintas, devemos fazê-lo, e agora estamos demonstrando o motivo", disse Hiram Castillo, da European Synchrotron Radiation Facility (ESFR) em Ghrenoble.

Agora os cientistas da ESRF, da Universidade de Ludwig-Maximilians e da Physikalisch-Technische Bundesanstalt conseguiram obter uma imagem muito clara sobre a localização do dióxido de titânio depois de ter penetrado o tecido epidérmico e chegar à conclusões mais importantes:

o que não sabíamos - explica Bernhard Hesse, autor do estudo - é que os pigmentos migram para uma forma nano, o que implica que eles não podem ter o mesmo comportamento das partículas de nível micro. Este é o problema: não sabemos como as nanopartículas reagem.

No Brasil os materiais usados para tatuagem e maquiagem definitiva devem ser registrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), segundo a Resolução RDC 55/08.
Mas isso como você já deve saber, não é garantia de nada, principalmente pela corrupção generalizada que temos por aqui.

Na Suíça 40% das tintas usadas para tatuagem e maquiagem definitiva oferecem riscos a saúde.
Desde 2008 vigoram leis na Suíça para que haja mais segurança nesta prática, porém muitos fabricantes e usuários desrespeitam as regras, segundo Secretaria Federal de Saúde (SFS).

Importante ressaltar:

  • O ferro é um elemento essencial para o nosso organismo, porém em excesso pode causar algumas reações indesejadas, pois pode facilitar a entrada no organismo dos bacilos da tuberculose e malária e é um grande ativador de radicais livres
  • O excesso de zinco no organismo pode causar inúmeras alterações no organismo tais como a falta de memória, inquietação nas pernas e dificuldades no aprendizado escolar.
  • O excesso de cobre no organismo causa inúmeras doenças e dentre elas respiratórias, como asma além de afetar o sistema imunológico, causa também epilepsia e espasmos.

 

É importante dizer, ainda, que a prática da tatuagem está em expansão, por este motivo é necessário que haja um maior controle na venda e manuseio das tintas de tatuagem, e maior fiscalização quanto aos pigmentos presentes nas mesmas. As pessoas que desejam fazer uma tatuagem devem ter em suas mentes que não é apenas o ato de escolher um desenho, com um significado qualquer, é necessário principalmente um estudo na questão da escolha do local, tinta utilizada e certeza que o seu corpo não apresentará nenhuma reação alérgica ou inflamatória a nenhum dos componentes presentes nas tintas.

 

 

.

Eu não tenho nenhuma tatuagem, e acredito que nunca terei. Não faço nenhum tipo de crítica a quem tem, algumas delas eu até acho que são muito bonitas de se ver, e as vezes são bem charmosas.

Não sou um influenciador de tatuagens, ter ou não ter é para mim uma questão e direito individual.

Apenas como profissional de saúde, não posso deixar de salientar a importância para que as pessoas estejam realmente cientes dos possíveis problemas que podem enfrentar com a prática dessa técnica de marcar a pele.

O que posso dizer é que durante o curso de odontologia nos foi ensinado os riscos do manuseio de ligas metálicas quando em tratamentos odontológicos, pois existe o perigo de contaminações em diferentes níveis, principalmente pelo uso do amálgama de prata, que é relativamente grande.

Apesar de nunca ter visto na prática clínica, lembro-me de ver em livros técnicos imagens de tatuagens por amalgamas, nas gengivas, línguas e vestíbulos bucais de pacientes submetidos a tratamentos em que não foram observados os procedimentos corretos de manuseios destes metais. 
Meu conselho é apenas para procurar boas informações sobre tudo o que for fazer, antes de tomar a decisão.

Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
Jun:24:2018:[04:08:43 PM]
AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Moda e Saúde
Moda e Saúde

Blusas femininas de todos os modelos e cores a preços imbatíveis


AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Calças e capris
Calças e capris

Conforto e elegância, todos modelos e cores


AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Camisetas
Camisetas

Moda verão


AliExpress
Casamentos & Eventos
Acessórios
Acessórios

Todos tipos e modelos de acessórios para casamentos


Espaço Publicitário



   
     
     
Ref::214879

Fechar X
NewsLetters
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar