Avalie este post: : [30] Votos

Blog Despertando interesses   



Lúdico, Jogo e Gamificação são sinônimos?





Muito se tem falado sobre metodologias inovadoras que devam ser mais amplamente utilizadas quer sejam aplicadas em salas de aulas, em ambientes virtuais de aprendizagem ou em outro recurso qualquer de comunicação que, de alguma forma, possam fazer (criar/desenvolver/apoiar..) o ensino/aprendizagem.

Diante disso, encontramos muitas vezes, "justificativas/definições" sem o devido conhecimento de seus "atuais" conceitos e aplicações(concepção e compreensão), assim, nos sentimos impelidos a construir aqui uma fonte de referência para o melhor entendimento dessas ações e sua correta apropriação. É comum encontrarmos contradições nas falas destes profissionais, que parecem compreender os conceitos mas que acabam se confundindo em suas aplicações utilizando apenas como uma forma de recreação. A concepção do lúdico, como sendo uma forma de prazer, divertimento, alegria, criatividade, uma atividade livre de regras e subjetivo de cada um é diferente da concepção jogo onde muitos dos elementos encontrados no primeiro podem ser usados, mas pelo menos um deles não fará parte, pois jogos possuem regras.

Gamificação , um termo usado para definir uma "estratégia" de a ser aplicada em cursos presenciais e ou a distância. Existe uma grande discussão sobre o tema e suas aplicações. Não é difícil encontrar, textos descrevendo está ação como aplicação(uso) de jogos como recurso auxliar para cursos e disciplinas. Estas definições não estão corretas, pois GAMEFICATION na verdade é a utilização de recursos/técnicas de desenvolvimento de jogos em um contexto que não seja um jogo. É claro que isso não impede o uso de elementos lúdicos e até mesmo jogos; mas dizer que gamificação é o uso de jogos desenvolidos para a educação é um erro.
Gamificação podemos dizer resumidamente que é uma estratégia de interação entre pessoas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o seu engajamento em algum tipo de atividade.

Lúdico e Jogo, como visto acima, não são exatamente a mesma coisa, e portanto devem ser visto de outra forma. Uma revista em quandrinhos é um bom exemplo de elemento/recurso lúdico, no entanto não podemos dizer que seja um jogo. De outro lado, os esportes (competitivos) em geral são jogos, mas que também não podem ser vistos como lúdicos, pelo menos do ponto de vista de seu objetivo . Existem diferenças entre cada um desses eementos que não podemos generalizar, mas sim torná-los compreensiveis para que sua aplicação seja efetiva e eficaz.

Um jogo digital, como os que fazemos, possuem características lúdicas, isto é, possuem elementos que de alguma forma mexem com o imaginário. De outro lado, em nossas páginas(assim como em materias/cursos que produzimos), muitas vezes utilizamos elementos gráficos que tem a mesma finalidade lúdica de um jogo de entretenimento, no entanto sem nenhuma caracterísca que se possa afirmar com sendo um jogo. Esses recursos servem com estímulo visual que desperta a imaginação e portanto a criatividade, dessa forma, como o cérebro trabalha mais com imagens, a cognição se torna mais eficiente.

A questão é mais profunda e complexa, estamos falando sobre o processamento de informações dentro de nossos cérebros.
De que forma fazemos os relacionamentos e armazenamos as informações para que façam parte da aquisição de conhecimento dentro do processo de aprendizagem?
Que mecanismos nossos cérebros usam para aprender?
Não pretendemos aqui nos aprofundar neste complexo mental, para isso aconselhamos que os leitores busquem mais dados sobre o tema como por exemplo:


Processos mentais - Cognitivos

...o que nos interessa mais especificamente dentre destes processos é a aprendizagem. A aprendizagem é a capacidade de que quotidianamente necessita-mos para responder adequadamente às diferentes solicitações e desafios que se nos colocam na nossa interacção com o meio.

Advertising


Mas será que existe apenas um único tipo de aprendizagem, ou seja, aprende-se sempre da mesma maneira, independentemente do objectivo da aprendizagem? ..."


fonte: nadiasousaprocessosmentais.blogspot.com.br


Alguns exemplos de definições encontradas em dicionários digitais:

Lúdico:

Forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros.

Jogo:
  • Atividade com finalidade recreativa para indivíduos ou grupos
  • Atividade física que envolve regras e é uma forma de competição
  • Objeto dessa competição
  • Conjunto de cartas
  • Combinação de números que irão para sorteio; loteria
  • Vício do jogo
  • Coisas que juntas formam um conjunto
  • Balanço


Os fragmentos de texto a seguir permitem um entendimento mais profundo do atual significado de LÙDICO. Extraídos de um texto que vale a pena ler na íntegra.

...O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo".Caso se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. A evolução semântica da palavra "lúdico", entretanto, não parou apenas nas suas origens e acompanhou as pesquisas de Psicomotricidade. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo..."

... Uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos. O que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma "atitude" lúdica do educador e dos educandos. Assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não apenas externa, implica não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva. A ludicidade exige uma predisposição interna, o que não se adquire apenas com a aquisição de conceitos, de conhecimentos, embora estes sejam muito importantes. Uma fundamentação teórica consistente dá o suporte necessário ao professor para o entendimento dos porquês de seu trabalho. ..."


fonte: Profª. Esp. Anne Almeida - www.cdof.com.br/recrea22.htm

Brincadeiras por sua vez, tem um padrão muito semelhante aos jogos, mas com pequenas variações que fazem a diferença entre essas atividades. Apesar de uma brincadeira geralmente possuir regras, estas, podem ser alteradas no decorrer da atividade, elementos extras poderão ser incluídos e assim por diante. Já os jogos, tem suas regras bem definidas e fixas, são atividades mais estruturadas, e que geralmente possuem um caráter mais competitivo. Um outro fator importante que também se deve levar em consideração é com relação a questão cultural, um fator mais locaizado e que pode influencia em como essas atividades podem ser encaradas.

.
Mas afinal de que forma tudo isso se reflete na aprendizagem?

Estes diferentes tipos de atividades, além dos motivos mencionados acima, criam também modelos de comportamentos, com os quais existem tendencias de identificação por parte de "grupos socias". Ao se usar recursos que despertam interesses, estaremos estimulando, através dos próprios usuários(alunos) a comunicação social (interatividade), onde um simples comentário é elemento propulsor da curisodade que promove uma reação em cadeia.

.
Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
Jul:23:2015:[06:11:00 PM]
AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Camisetas
Camisetas

Moda verão


AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Moda e Saúde
Moda e Saúde

Blusas femininas de todos os modelos e cores a preços imbatíveis


AliExpress
Casamentos & Eventos
Vestidoses para noite
Vestidoses para noite

Vestidos para sair a noite em qualquer ocasião.


AliExpress
Casamentos & Eventos
Acessórios
Acessórios

Todos tipos e modelos de acessórios para casamentos


Espaço Publicitário



   
     
     
Ref::220690

Fechar X
NewsLetters
.
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar