Locale: United States - ec2-54-235-4-196.compute-1.amazonaws.com [VirginiaVA /nada feito em estadosUS]
 
Avalie este post: : [141] Votos

Blog Despertando interesses [Beleza & Saúde]   



Pensei ser como uma águia, mas agora acho que sou como um pato.





Descobri que apesar de, em alguns momentos, agir como uma Águia, na verdade eu sou mesmo um Pato e estou feliz assim!

E você, com qual deles se parece? Sabe quem é na realidade?  


Calma, ainda não responda; vejamos alguns pontos importantes antes de mais nada! 

Dizem que os patos apenas fazem barulho e que as águias se elevam acima dos grupos.
Pensando dessa forma, é claro que todos nós não desejamos de forma alguma, sermos patos, mas sim águias.

Mas veja bem, esse é apenas um ponto de vista, de alguém que não observou, e sim apenas viu algo por um breve instante.

O importante é que se saiba que esse alguém é uma maioria que, irresponsavelmente, faz juízo de pensamentos incompletos, sem da devida observação da realidade.

 
Muitos são os textos e os conceitos sobre o tema. As pessoas são seres fantásticos que assumem características bem peculiares e possuem uma necessidade intrínsica de buscar por simbolismos que os caracterizem. Dizem que uns nascem para serem patos, outros serão formigas e por ai vai. Na verdade somos uma pouco de cada, dependendo do momento, mas uma dessas características, com certeza, deve se sobrepor à todas as outras.
Fazendo uma busca na internet, me deparei com um texto que se espalhou de forma viral, é uma espécie de conto sobre um "taxista",  muito provavelmente você até tenha lido ou assistido um vídeo.

É preciso que reflitamos e quebremos alguns paradigmas (crenças limitantes) que procuram nos colocar onde desejam que fiquemos. O exemplo do taxista é um desses "conceitos", que a primeira vista parecem fazer todo sentido. Não estou querendo dizer que este material seja impróprio, muito pelo contrário, ele tem seu valor.

A questão é: Até que ponto isso é verdadeiro?


Isso é  agora, o que eu quero que você veja de forma mais abrangente.


Existe um chamado ritual de renovação das águias onde sugere que elas, por serem as aves de maior longevidade, precisam em determinado momento da vida, fazer uma renovação por completo de seus atributos físicos.

Diz a lenda:

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie, chegando a viver setenta anos. Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Nesta idade ela está com: As unhas compridas e flexíveis e não consegue mais agarrar as suas presas. O bico alongado e pontiagudo se curva, dificultando a caça. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar se torna difícil. Então a águia só tem duas alternativas: Morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar aproximadamente 150 dias. Este processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a pedra até conseguir arrancá-lo.

Advertising


Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. Só então, após cinco meses, sai para o famoso voo de renovação, para viver por mais 30 anos.”

Acontece que o “ritual de renovação da águia” é uma linda história de motivação e perseverança, mas não é verdade! As águias não são as aves que tem maior longevidade e não podem viver por 70 anos. Não existe nenhum registro científico de águias que pudessem chegar a essa idade. Faça uma pequena pesquisa e veja : A longevidade máxima de papagaios é de 80 anos.

No entanto, comparar uma águia à um pato sem dúvida alguma é muito interessante pois é difícil não ficar inclinado a se optar por ser aquele que nos parece ser o vitorioso e bem sucedido na cadeia ecológica.

Então vamos lá dar uma olhada no pato:
" O pato nada, voa e anda, mas não faz nada direito." É o que dizem!

Até que ponto essa é uma verdade?

Alguém ja fez essa reflexão:  "Primeiro, quero saber quem perguntou ao pato se ele está ou não satisfeito com o que ele faz. Além do mais comparar o que o pato faz com outros animais é quase uma temeridade."

Ele anda. Tá certo que é meio desengonçado se comparado com o nosso caminhar. Mas quero saber se para uma ave que também voa e nada ele não anda bem? Não dá para fazer longas caminhadas na montanha, mas anda - cumpre bem seu papel.

Ele Voa. Não é o vôo de uma águia, muito menos aquele planar elegante do urubu, mas voa. Vai de um ponto ao outro voando, no ar. Já imaginou? Ele voa e experimenta a sensação de não tocar o chão enquanto se desloca no espaço.

E ele nada. Nesse ponto acho que o dito popular se engana. Se é que isso é possível. Penso que o nadar do pato é sem dúvida nenhuma muito bom, acima da média mesmo. Eu queria deslizar como ele na água.

O fato de os pato possuírem três meios de locomoção mostra que são 'flex/multitarefa/polivalente".

Já a lenda da renovação da águia é vista por nós como o processo de sofrer para crescer, sofrer para se renovar, viver a solidão para conseguir se superar etc. etc. Se observarmos bem, o arquétipo da águia é como o de um MÁRTIR, alguém que sofre, mas que se torna maior do que as outras pessoas, se torna inesquecível. E no mundo em que vivemos, quase todos querem se tornar inesquecíveis, porque isso soa bonito, dá uma sensação imensa de ser importante, de ser insubstituível.

Essa ideia coletiva que se tem das águias reforça um perfil mais egoísta e auto-suficiente, como se não precisássemos uns dos outros.

É nessa hora que volta novamente a figura do pato. 

Perceba!

Como mencionado anteriormente, ele consegue transitar pela terra, pela água e pelo ar. Que animal além dele consegue fazer isso? Em outras palavras, o pato é MULTITAREFAS. Tem talentos diversos, pode até estar longe de ser um especialista em suas capacidades, mas ele pelo menos pode, se assim o desejar ou precisar, evoluir mais facilmente.

Neste mundo que  hoje vivemos, qual é o perfil ideal?
Devemos buscar desenvolver nossos diversos potenciais, sem a pretensão de sermos os melhores em tudo. Isso por si só já nos deixa mais serenos, menos exigentes e com possibilidade e responsabilidade de ajudar muito mais pessoas.

No entanto nada nos impede de que sejam muito bons em tudo o que fazemos. Os limites das altas especializações pode ser um erro. Se todos optarem por uma carreira de águias, em pouco tempo não haverá espaço suficiente para agirmos. Hoje em dia já é muito comum as empresas se argumentarem sobre os valores de seus salários, exibindo pilhas de currículos com perfis iguais e melhores que o seu.

Entendo que se nos comportarmos como os patos buscando habilidades diversas somos capazes de sobreviver com mais facilidade, principalmente se entendermos a necessidade buscarmos pensar como as águias. 

O grande barato aqui é que somos seres humanos com uma capacidade intelectual incomparável, e é exatamente isso o que nos diferencia de todos os outros animais. 

.

Assim como muitas outras pessoas, divido minha vida profissional em ensino, ead, odontologia, design, desenvolvimento web, e jogos, consultorias, artes plásticas, etc.

Tento manter o foco, não em uma dessas áreas mas nos meus propósitos/projetos de trabalhos e na vida.

Nenhuma delas é mais importante que as realizações e o bem viver .

Entendo que não sou o melhor no que faço, e isso apenas me motiva a continuar aprendendo todos os dias. 
Algunas patos vão além do lugar comum, mergulham, voam alto e sabem correr quando necessário!
 

Leia também A raposa e o tigre.

Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
Jan:20:2019:[09:42:23 AM]
AliExpress
Esportes & Entretenimento
Instrumentos musicais
Instrumentos musicais

Os mais variados instrumentos musicais pelos melhores preço


AliExpress
Esportes & Entretenimento
Camping & Caminhadas
Camping & Caminhadas

Equipamentos e roupas para atividades campestres.


AliExpress
Esportes & Entretenimento
Roupas esportivas
Roupas esportivas

Tops para as Mulheres Sutiã Fitness


AliExpress
Beleza & Saúde
Barbear e depilação
Barbear e depilação

Mini removedor de pelo facial


Espaço Publicitário



     
     
Ref::391506
 
Fechar X
NewsLetters
 
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar