Avalie este post: : [13] Votos

Blog Despertando interesses   




Responsabilidade Social

Oct:21:2015:[01:14:00 PM]





Responsabilidade social é um comportamento/atitutde que tem por finalidade o bem da coletividade. Uma ação voluntária que não visa lucros e ou benefícios por parte do governo, como isenção de impostos etc.

A Responsabilidade social não é uma prática realizada apenas por empresas de grande porte e ou instituições sem finas lucrativos, é um comportamento que toda e qualquer pessoa pode e deve assumir. Para que isso acontença, é preciso haver mudanças na educação de forma a despertar nas pessoas e principlamente nas crianças, o interesse no bem estar coletivo.

Muitas vezes nos deparamos com frases como "Quem mundo esperamos deixar para os nossos decendentes?", está, é com certeza uma frase de grande impacto, mas com crianças faz algum efeito?
Acho, que frases como "Um mundo bom agora!", surtem um impacto maior porque todos queremos de alguma forma ser beneficados por nossas ações. Quando pensamos em um futuro distante, é como se não fossemos aproveitá-lo e portanto não "desperdiçamos" tempo com isso. Isso acontece inconscientemente, acredito ou não. A natureza humana é egocentrica, isso não é mal, pois é uma forma de nos mantermos vivos, , instinto de sobrevivência; devemos no entanto, trabalhadar isso dentro de cada um de nós.

Pensemos nas crianças, idosos, enfim, todos aqueles que vivem neste exato momento, compartilhando um universo conosco.

É preciso fazer com que as pessoas se vejam e sintam estar inseridos nesta coletividade, que percebam que estão fazendo para sí e para seu semelhante, assim como para todo o ecossistema.


Hoje em dia, encontramos muitas definições para este tipo de ação comportamental, muito se fala no tema, assim encontramos rótulos como:
  • Responsabilidade Social Corporativa (RSC);
  • Responsabilidade Social Empresarial (RSE);
  • Responsabilidade Social Ambiental (RSA).
  • Poderíamos também sugerir uma:
    Responsabilidade Social Ambiental Pessoal (RSAP).
E ainda pode vir muito mais por ai.

Advertising


Não fará muita diferença qual definição usaremos, pois o que importa é o propósito. Assim, precisamos nos conscientizar de que esse tipo de comrportamento não é apenas uma doação de tempo, uma doação mensal em dinheiro ou qualquer outro benefício desse tipo; mas sim uma mudança na forma de fazer muitas coisas em nosso cotidiano.

Por exemplo:
Não jogar entulho(de qualquer tipo) nas ruas, cuidar dos resíduos de seus animais de estimação, preservar e contribuir para conservação de bens comuns, etc.. são atitudes de responsabilidade social. Algumas pessoas diriam que é apenas uma questão de educação, e estão certas, afinal se aprendemos isso em nossa formação, com certeza teremos uma postura mais responsável.

O tema, responsabilidade social é importante pois trata-se de uma convivência pacífica, amistosa e de empatia.

Evitar desperdícios, de água, luz, alimentos, e recursos etc. todos já estamos cansados de ouvir, mas então porque não acontence?

Participar ativamente de atividades que, de alguma forma, contribuam para um mundo melhor é praticar a empatia. Deixando de lado um pouco do eu, como centro da vida, o eu que pensa apenas em sí em determinado momentos, sem se importar com as consequências de suas ações, como jogar produtos químicos, não biodegradáveis, na rede de esgotos.

Responsailidade Social não se resume em ações isoladas como doações em dinheiro, dizer que se importa, ou seja formas de desencargo de consciência; Responsabilidade Social é incorporar uma nova cultura a sua rotina diária.

É importante destacar que este conceito não deve ser confundido com filantropia ou simples assistência social, pois não é.

Entrender que responsabilidade social é um processo contínuo de cada um de nós, que podemos e devemos nos envolver de forma que possamos nos beneficiar e consequentemente extendedo estes, ao mundo como um todo.

Fazer nossa parte não apenas como usuários de um sistema, mas como criadores de novos comportamentos e soluções. Agindo como educadores, servindo como exemplos para qualquer um que compartilhe a vida com você.

Muitas pessoas ainda não se deram conta de que compartilhamos nossas vidas com bilhões de pessoas, estamos todos conectados, não apenas pela internet ou qualquer outro meio de comunicação, mas pela vida, a coexistência.

Incentivar pessoas e empresas geradoras de renda, para que destinem parte de seus lucros para ações socioambientais, é algo que qualquer um pode fazer em seu cotidiano.

Como assim?

Uma das formas de fazer isso é mudar a maneira como consumimos produtos e serviços.
Para isso, seria interessante que tudo fosse "rotulado" por um SELO identificador de produtos e serviços de empresas/profissionais que assumem declaradamente seus compromissos com responsabildade socioambiental; que, além de atitudes "pessoais", destinam parte de suas rendas para instituições sem fins lucrativos, como forma de contribuir para um mundo melhor agora, ajudando a quem dedica sua vida a ajudar a construir um mundo melhor para todos.

Venha participar do Grupo Responsabilidade Social no FaceBook.

.
Source: www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
AliExpress
Esportes & Entretenimento
Instrumentos musicais
Instrumentos musicais

Os mais variados instrumentos musicais pelos melhores preço


AliExpress
Esportes & Entretenimento
Camping & Caminhadas
Camping & Caminhadas

Equipamentos e roupas para atividades campestres.


AliExpress
Esportes & Entretenimento
Fitness & Body building
Fitness & Body building

Roupas e equipamentos muito baratos


AliExpress
Esportes & Entretenimento
Roupas esportivas
Roupas esportivas

Tops para as Mulheres Sutiã Fitness


Espaço Publicitário



   
     
     
Ref::143461

Fechar X
NewsLetters
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar