Avalie este post: : [31] Votos

Blog Despertando interesses   



16 curiosidades sobre terremotos que você precisa saber.





Muitas pessoas não tem noção de quantos tremores de terra acontecem diariamente em todo o mundo. A cada 24 horas são registrados centenas de terremotos; dezenas de milhares mensalmente.

Em apenas um ano, a média desses registros chega na casa dos 500 mil.

Após as recentes mudanças nas atividades vulcânicas, que se intensificaram significativamente, no Hawaii, o número diário de registros de abalos sismicos mais que dobrou e está chamando a atenção de todo o mundo.

Nas últimas 24 horas foram registrados cerca de 672 terremotos

Agora vamos ver alguns fatos interessantes sobre o tema, que temos certeza de que você ainda não tinha ciência; os dados a seguir são resultados de pesquisas feitas pelo  Programa de Perigos Territoriais USGS (USGS Earthquake Hazards Program);

16 curiosidades terremotos que você precisa saber.
  • 1 O maior terremoto registrado no mundo foi de magnitude 9,5 (Mw) no Chile em 22 de maio de 1960.
  • 2 O Leste da África é uma área de 50-60 km de aitividades vulcânicas e falhas que se estende de norte a sul no leste da África por mais de 3.000 quilômetros desde a Etiópia, no norte, até o Zambeze ao sul. É um raro exemplo de uma ativa zona continental, onde uma placa continental está tentando se dividir em duas placas que estão se afastando umas das outras.
  • 3 O primeiro “sismoscópio de pêndulo” para medir o tremor do solo durante um terremoto foi desenvolvido em 1751, e não foi reconhecido até 1855 como a fonte de verificação terremotos.
  • 4 Os terremotos na lua acontecem sim, mas ocorrem com menos frequência e possuem magnitudes menores que os terremotos na Terra.
    Parece que eles estão relacionados aos estresses de marés associados à distância variável entre a Terra e a Lua.
    Eles também ocorrem em grande profundidade, a meio caminho entre a superfície e o centro da lua.
  • 5 Embora ambos sejam ondas do mar, um tsunami e um maremoto são dois fenómenos diferentes não relacionados.
    Um maremoto é uma onda de águas rasas causada pelas interações gravitacionais entre o Sol, a Lua e a Terra. Um tsunami é uma onda do mar causada por um terremoto submarino ou deslizamento de terra (geralmente causado por um terremoto) que desloca a água do oceano.
  • 6 O hipocentro de um terremoto é o local abaixo da superfície da Terra, onde a ruptura da falha começa.
    O epicentro de um terremoto é o local diretamente acima do hipocentro na superfície da Terra.
  • 7 O "Anel de Fogo", também chamado de faixa Cinturão do Pacifico, é a zona de terremotos que cercam o Oceano Pacífico - cerca de 90% dos terremotos do mundo ocorrem lá.

    Advertising



    A outra região de maior incidência de sismos (5-6% dos terremotos) é o cinturão alpino (que estende-se desde a região do Mediterrâneo, a leste pela Turquia, Irã e norte da Índia).
  • 8 Estima-se que haja 500.000 terremotos detectáveis no mundo a cada ano. 100.000 desses podem ser sentidos e 100 deles causam danos.
  • 9 Todos os anos, a área do sul da Califórnia tem cerca de 10.000 terremotos. A maioria deles é tão pequena que não é sentida.
    Apenas algumas centenas são maiores que a magnitude 3.0 e apenas cerca de 15 a 20 são maiores que a magnitude 4.0.
    Se houver um grande terremoto, no entanto, a sequência de réplicas produzirá muitos mais terremotos de todas as magnitudes por muitos meses.
  • 10 A magnitude de um terremoto é um valor medido do tamanho do terremoto.
    A magnitude é a mesma, não importa onde você esteja, ou quão forte ou fraca foi a agitação em vários locais.
    A intensidade de um terremoto é uma medida da agitação criada pelo terremoto, e esse valor varia com a localização.
  • 11 A maior cordilheira terrestre do mundo é o Himalaia-Karakoram. São 96 dos 109 picos do mundo, com mais de 7.317 m (24.000 pés). O maior alcance é o Andes da América do Sul, que é 7.564km (4700 mi) de comprimento.
    Ambos foram criados pelo movimento das placas tectônicas.
  • 12 A maioria dos terremotos ocorre a profundidades de menos de 80km (50 milhas) da superfície da Terra.
  • 13 O terremoto mais mortal registrado no mundo ocorreu em 1556 na região central da China. Atingiu uma região onde a maioria das pessoas vivia em cavernas esculpidas em rocha macia.
    Essas habitações desmoronaram durante o terremoto, matando cerca de 830.000 pessoas. Em 1976, outro terremoto mortal atingiu em Tangshan, na China, onde mais de 250.000 pessoas foram mortas.
  • 14 A maioria dos terremotos e erupções vulcânicas ocorrem ao longo dos limites das placas, como a fronteira entre a placa do Pacífico e a placa norte-americana.
    Um dos limites de placa mais ativos onde terremotos e erupções são freqüentes, por exemplo, é em torno do enorme Placa do Pacífico, comumente referido como o Anel de Fogo do Pacífico.
  • 15 Quando o terremoto chileno ocorreu em 1960, os sismógrafos registraram ondas sísmicas que viajaram por toda a Terra. Essas ondas sísmicas sacudiram a terra inteira por muitos dias!
    Esse fenômeno é chamado de oscilação livre da Terra.
  • 16 O interior da Antártida tem quedas de gelo que, embora sejam muito menores, são talvez mais freqüentes que os terremotos na Antártida.
    Os icequakes são semelhantes aos terremotos, mas ocorrem dentro da camada de gelo em si, em vez da terra sob o gelo.
    Alguns de nossos observadores polares nos disseram que podem ouvir os icequakes e vê-los na estação de sismógrafos do Pólo Sul, mas eles são pequenos demais para serem vistos.
.
Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
Jun:23:2018:[08:15:58 PM]
AliExpress
Esportes & Entretenimento
Roupas esportivas
Roupas esportivas

Tops para as Mulheres Sutiã Fitness


AliExpress
Esportes & Entretenimento
Instrumentos musicais
Instrumentos musicais

Os mais variados instrumentos musicais pelos melhores preço


AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Calças e capris
Calças e capris

Conforto e elegância, todos modelos e cores


AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Leggings
Leggings

Quick Dry Calças de Cintura Alta Leggins Fitness trabalho...


Espaço Publicitário



   
     
     
Ref::220639

Fechar X
NewsLetters
.
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar