Blog
Segunda Mundial - o que você ainda não sabe?
Que a segunda gerra mundial é um momento histórico importante e que todos nós devemos conhecer é fato.
O que muita pessoas ainda não sabem, é que existe formas de ensinar história sem transformar e momentos de aborrecimento.
Particularmente sou um apreciador de História, mas sei que muitas, são as pessoas, que acham entediante e enfadonho aprender sobre fatos passados.
O maior erro cometido pelos profissionais de educação é não começar falando sobre a importância de um determinado aprendizado.
Para cada grupo de indivíduo existem diferentes temas de interesses, que devem ser explorados pelos profissionais de educação de forma a conseguir despertar o interesse de seus "pupilos" e assim
conseguir sua atenção. De outra forma, é como falar ao vento e colher muitos CRTL+C e CRTL+V.
Vemos ainda muitas discussões sobre a resistência de boa parte dos educadores em admitir a importância de recursos tecnológicos em suas práticas. Acredito que isso se deva principalmente a acomodação.
Sair da inércia profissional, para muitos é um ato de "rebeldia".
A boa notícia é que de outro lado, existem pessoas trabalahndo diariamente em busca de oportuidades para fazer melhor a cada dia.
Um bom exemplo disso é o material didático exibido no vídeo abaixo.
Conheci esse material anos atrás, e na época fiquei espantado com o poder o software utilizado, pois para mim, até aquele momento, parecia apenas um "maquiador" de telas expositivas.
Como esta área de desenvolvimento de produtos e serviços não é a que me dedico, deixei de lado o arquivo para uma posterior análise; os anos se passaram e lá ficou ele, no fundo de uma pasta qualquer em um HD, esquecido por longa data.
Procurando por documentos antigos em meu PC, acabei encontrando novamente essa raridade que resolvi mostrar como é possível usar a tecnologia a favor do desenvolvimento cultural humano.
É claro que desde a época em que foi criado, muita coisa mudou em relação a produção de material didático, muitos recursos mais poderosos foram desenvolvidos, estou ciente disso, a ideía aqui é apenas mostrar,
que as vezes pensamos que produzir material de boa qualidade depende de recursos caros e complexos, este é um exemplo excelente para mudar esse paradigma.
É preciso sim, estar interessado em fazer o melhor com o que temos em mãos, pois tenho certeza que podemos nos surpreender com o que descobrimos quando realmente queremos fazer algo legal.
Deixemos uma pouco de lado a vaidade de ficar discutindo sobre o que fazer para melhorar, e passemos a mostrar.
Precisamos sair do lugar comum, das mesmas conversar, das mesmas atitudes e passar a encarar de frente a mudança que já acorreu anos atrás e que você ainda se recusa a fazer parte do processo.
Ensinar é aprender como fazer para que o interesse do outro seja despertado de modo a conseguir sua atenção e seu engajamento.
O educador que não aprende algo novo diariamente não está ensinando nada, está apenas fazendo um trabalho.
Não espere concluir seu doutorado para só então descobrir que nada sabe sobre o que julgava saber tudo. Se ao receber seu titulo e ainda permanecer com o mesmo pensamento, está na hora de pensar em fazer mais um doutorado.
O arquivo Power Point utilizado, foi encontrado na net a muitos anos atrás, não tenho muito certeza de sua fonte e permissão para utilização, mas fazendo uma breve pesquisa, acredito que este material tenha sido um trabalho realizado pela Combat Studies Institute
(http://cgsc.contentdm.oclc.org/cdm/). Acredito que possa ser encontrado para download em suas páginas. Acredito que seja de uso livre.
.
Tags:
Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirurgião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web, Analista em Saúde/Tecnologia e Inovação.
Mai, 06, 2016, 07:36