Blog
Carteira digital se aproxima dos cartões e dos boletos bancários durante a pandemia
As carteiras digitais são recursos tecnológicos especializados em realizar transações de pagamentos nos smartphones e outros aparelhos digitais.
O uso de moedas e cédulas está ficando no passado, e até mesmo os cartões já estão encontrando um substituto mais prático. A carteira digital está se tornando uma das maneiras mais comuns de fazer pagamentos, tanto presenciais quanto online.
"Pesquisa feita pela Toluna mostra que 89% dos internautas brasileiros passaram a usar o serviço durante o isolamento nesta pandemia do COVID-19"
Como usar uma carteira digital
O primeiro passo para ter uma carteira digital é abrir uma conta em uma empresa que oferece esse tipo de serviço. Depois de se registrar, basta transferir uma quantia ou cadastrar um cartão de crédito no serviço escolhido.
O usuário poderá adicionar o saldo necessário dentro da carteira, ou utilizar seu cartão de crédito para fazer pagamentos digitalmente ou em negócios físicos.
Para isso, ele precisa baixar os aplicativos específicos das carteiras. Ao entrar no app, não é preciso recorrer ao cartão físico ou ao dinheiro em espécie em nenhum momento.
Tudo é feito em poucos toques na tela do dispositivo móvel ou relógio digital.
As carteiras digitais conquistaram popularidade nos últimos meses, se tornando um dos meios de pagamentos mais conhecidos entre as pessoas (80%), ficando atrás apenas de cartão de crédito (85%), boleto bancário (84%) e cartão de débito (83%).
Os dados são da pesquisa “O cenário das carteiras digitais no Brasil” realizada pela Serasa, em parceria com a Opinion Box, para entender melhor o perfil dos usuários brasileiros sobre o serviço e a relação com outros meios de pagamento conhecidos.
O estudo, que entrevistou mais de dois mil brasileiros, constatou que o conhecimento e o uso deste meio de pagamento já são amplos entre os consumidores, que buscam cada vez mais diferentes benefícios em seus dispositivos móveis: dos que mencionaram que conhecem a carteira digital, 63% dos entrevistados já utilizaram, pelo menos uma vez, este modelo de pagamento.
Com relação às regiões, a pesquisa aponta que, dos usuários que afirmam já utilizar a carteira digital, a maior concentração está no Sudeste e Nordeste do Brasil, classes C, D e E, com idade entre 30 e 39 anos. A distribuição dos usuários das carteiras digitais é semelhante ao perfil de brasileiros conectados do Painel de Consumidores da Opinion Box, que agrega internautas e usuários de smartphones brasileiros. Segundo o estudo, os adeptos do meio de pagamento demonstram possuir uma vida financeira bem diversificada e utilizam serviços que se adequem às suas necessidades em diferentes momentos.
Para Matheus Moura, gerente executivo de marketing da Serasa, a pesquisa reforça a importância da oferta de diferentes serviços dentro de um ecossistema, que deve estar preparado para atender às diferentes necessidades dos consumidores que vão desde a recarga do celular até o pagamento de aluguel.
“Acreditamos que criar um ambiente seguro onde o usuário tenha acesso à diferentes serviços e benefícios é essencial para melhorar a vida financeira do brasileiro, de forma simples e descomplicada. A Serasa, por exemplo, entendeu isso e lançou a sua carteira digital para tornar a vida financeira dos consumidores mais prática”. Nos pagamentos de contas por meio da carteira digital, os usuários também apostam na diversidade sendo: recarga de celular, cartão de crédito, aluguel e prestação de imóvel os serviços mais utilizados.
De acordo com Matheus, a carteira digital da Serasa é mais uma opção para facilitar os pagamentos e tornar a rotina financeira mais tranquila: “Por ser integrada aos demais serviços da empresa, ela permite acessar o saldo e fazer pagamentos enquanto verifica o Serasa Score, as dívidas que podem ser negociadas, as ofertas de cartão de crédito e empréstimo, além de todos os outros produtos da Serasa”, completa.
Benefícios
Outro dado que a pesquisa revela é que junto à essa busca pela diversidade de serviços, também estão os benefícios oferecidos e para isso, o usuário não se importa com a quantidade de carteiras que são adotadas. Entre os benefícios apontados como essenciais em uma carteira digital, o cashback é considerado por 53% dos entrevistados como uma função essencial.
O serviço funciona como um “programa de recompensas”. Hoje, quando o cliente realiza uma compra, ele recebe de volta parte do valor gasto ou investido. A quantia pode ser transferida para uma conta corrente para ser sacada ou até mesmo utilizada para adquirir outros produtos ou serviços. Na sequência de função essencial estão: pagamentos (37%) e transferências como DOC, TED e PIX (33%).
.
Tags:
Source: SERASA/PagBank
post by: Oliveira M.J.N
Cirurgião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web, Analista em Saúde/Tecnologia e Inovação.
Sep:08:2021:[04:10:57 AM]