Avalie este post: : [13] Votos

Blog Despertando interesses   




Por que uma ideia não vale nada?

Jun:12:2018:[06:27:29 PM]





Você realmente acredita que suas boas ideias não valem nada?

Nos últimos anos temos observado uma demanda crescente de reportagens/postagens/vídeos onde diversos "especialistas" falam sobre o tema.

Embora inicialmente possamos discordar, devemos fazer uma reflexão com mais atenção às justificativas propostas nos textos para só depois podermos criar nosso próprio conceito.

Para isso vamos analisar uma delas, onde  Cassio Spina responde a pergunta:

"Por que uma ideia não vale nada?" (https://exame.abril.com.br) em 2012.

 

"Muitos empreendedores acreditam que a ideia é fator mais importante para o sucesso. 
Muitas vezes, ficam procurando a ideia genial, aquela que acham que será a fórmula perfeita. 
A má notícia é que a ideia em si vale muito pouco, para não dizer nada."

 

Primeiro vejamos: Cassio Spina inicia sua fala apenas para um grupo específico: "Empreendedores".
O comentário é uma ideia que parece ser padronizada pelos especialistas. 
Dizer que uma ideia vale pouco ou nada é uma forma exagerada de dizer que quem tem boas ideias precisam também ter iniciativa para que suas ideias/inspirações se tornarem realidade, pois de outra forma nada valem.

Ora, se uma boa ideia nada vale porque alguém iria investir tempo/dedicação/recursos financeiros? 

Segue dizendo:

 

"Uma forma de avaliar o valor de uma ideia é o que ela pode gerar de resultado prático. 
É bem simples perceber que uma ideia sozinha não faz nada, somente quando for executada é que poderá ter algum resultado efetivo."

 

Na verdade o que parece é que estes especialistas, a exemplo do Cassio A.

Advertising


Spina, tornaram-se "investidores anjo" ou consultores para grandes empresas, que não procuram por boas ideias, mas oportunidades de investimentos em negócios que já estão em atividade e com boa margem de lucro. Este seria o fator determinante, para eles, de que a ideia é boa. 

O que isso quer dizer?
Querem "abocanhar" fatias de negócios que prometem, sem precisar iniciar do zero. 
Isso faz sentido, mas apenas para investidores como eles, mas em virtude disso não podem de forma alguma afirmar que uma ideia por si só não tem nenhum valor. 

Chega a ser ridículo alguns trechos de sua fala/escrita:

"Alguns poderão pensar que mesmo assim, uma ideia genial poderia valer alguma coisa. Mas será que em um planeta com mais de 7 bilhões de pessoas ninguém teria tido esta ideia antes?" 

e ainda reforça:

 

"É claro que o que faz a diferença de ter a ideia antes é apenas se você executar antes dos outros e com sucesso a ponto de conquistar um market-share significativo rapidamente. 
Caso contrário, se alguém tiver a mesma ideia que você e for mais rápido, pouco valerá."

 

Lendo, sem prestar muita atenção, até parece fazer sentido, mas basta olhar com mais cuidado para ver que se não tivesse dito isso seria melhor.
Se alguém teve a "mesma ideia" que você, porém a executou antes ou de forma mais eficiente, quer dizer que a ideia  tem valor, mas que para você ela não possa mais ter.

 

"É bom lembrar também que ideias não são passiveis de proteção intelectual, pois patentes são somente aplicáveis a invenções e modelos de utilidade. Também destaco a frase de um grande empreendedor, que afirma “nunca ter tido qualquer ideia”; ele simplesmente pegou negócios já existentes e fez com que se transformassem em grandes empresas."

 


E termina:

 

"Não perca tempo somente tendo ideias, parta para a execução e se você não sabe como fazer, ache quem saiba, contrate ou faça uma sociedade."

 

 

Caro Sr. Cassio  Spina que elaborou esse texto, vamos pensar sobre o que você disse apenas um pouquinho.
Se alguém teve uma ideia e não sabe como fazer, ou melhor dizendo, não sabe como colocar em funcionamento e alcançar o sonhado sucesso; Seguindo sua linha de pensamento, ela,o idealizador, deverá então achar quem saiba como fazer. Não seria o mesmo que dizer que as ideias têm um valor sim e podem ser vendidas, pois quando você busca por um sócio, este deverá "comprar" sua ideia para que ela funcione. 

Estou errado?


E de outra forma/alternativa, o "dono da ideia" deve investir do próprio bolso, para contratar mão de obra especializada; isso também é uma demonstração clara que ideia tem valor sim.
Pode ser que para investidores, como você menciona anteriormente, que apenas pegam negócios existentes e transformam em grande empresas, não seja uma boa ideia comprar ideias, mas dizer que elas não tem valor ou é um exagero ou apenas um forma de fazer crer que essa seja uma verdade absoluta de forma aobter benefícios.
Para mim, esse tipo de fala é apenas pequena demonstração de uma forma de opressão pelo poder do dinheiro.
As boas ideias tem muito valor, e pode-se verificar isso quando mesmo protegidas por registros, algumas empresas inescrupulosas se apoderam de parte delas quando tomam conhecimento de que você está por conta própria e que poderá concorrer em um futuro próximo.


Falei sobre ideias registradas?
Mas se Cassio disse que ideias não são registradas, como eu poderia falar isso?
Patentes são registradas sem a necessidade de que sejam boas ideias e ou provem serem lucrativas, basta apenas que tenham um modelo/protótipo.

Caro Cassio Spina, não quero de forma alguma criar uma situação desconfortável para você, tem respeito por seu perfil, mas isso não quer dizer que endosso sua fala. Entendo seu ponto de vista, mas acredito que uma avalição superficial com foco em um interesse específico jamais poderá aceita como uma verdade, indiscutível.

Qualquer ideia tem valor, só depende de um bom vendedor.


Verdade seja dita, boas ideias muitas vezes tem muito valor, mas nada são, na maioria das vezes, se não houver grandes investimentos.

 

Cassio A. Spina foi empreendedor por 25 anos, é investidor-anjo e fundador da Anjos do Brasil.

.

Pois é amigo(a), se você tem boas ideias, não desanime com esse tipo de comentário, vá em frente e VENDA sua ideia.

Esses especialistas tem uma única ideia:  Convencer você de que não tem nada, a menos que prove a eles que pode ganhar dinheiro com sua inspiração.
Não podemos dizer que um anjo ajude apenas àqueles que já são vencedores, anjo é aquele que tem o dever de dar oportunidades para que não possue recursos para a realização de seus projetos.

Minha visão e conceito sobre Anjo é bem diferente do que alguns querem que acreditemos.

Seja um bom vendedor e corra para o sucesso.

Mas atenção: Não sai falando aos quatro ventos suas ideias, proteja seu patrimonio, informe-se sobre direitos autorais e registros de propiedades intelectuais, antes de qualquer coisa. 
É claro que não existe 100% de garantia, mas pelo menos você terá recursos para o caso precisar provar a origem.

Hoje, muitos são os oportunistas a procura de bons negócios, para eles (é claro).

Ter boas ideias é um DOM!  E podem valer muito sim!

Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
AliExpress
Casamentos & Eventos
Acessórios
Acessórios

Todos tipos e modelos de acessórios para casamentos


AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Calças femininas de brim
Calças femininas de brim

Elegantes calças jeans, vários modelos, todos os tamanhos


AliExpress
Casamentos & Eventos
Vestidos de festas
Vestidos de festas

Vestidos para ocasiões especiais, festas, casamentos etc.


AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Camisetas
Camisetas

Moda verão


Espaço Publicitário



   
     
     
Ref::143473

Fechar X
NewsLetters
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar