Locale: United States - ec2-18-232-53-231.compute-1.amazonaws.com [VirginiaVA]
 
Avalie este post: : [168] Votos

Blog Despertando interesses [Novidade & Uso Especial]   



Se você ainda não ensina na internet, uma oportunidade de ouro está passando na sua frente e você nem vê!





Todos somos professores(docentes), mas a maioria de nós ainda não se deu conta disso e pode estar deixando uma oportunidade de ouro escapar!

*Docente: referente ao ensino ou àquele que ensina.

Centenas de milhões de dólares, circulam anualmente pelo mundo, graças a internet e aos cursos online.

Muitas são as pessoas que estão vivendo tranquilamente, apenas ensinando algo que elas conhecem. Você, como elas, também pode e deve seguir esse mesmo caminho.

Todos temos algo a ensinar e a aprender basta apenas querermos aproveitar essa grande oportunidade. Faça de um hobbie seu, uma atividade lucrativa. Você é capaz, só precisa abrir seus olhos.

Seja um docente online independente e mostre as pessoas como fazer algo que você sabe como e que elas tanto precisam aprender.  

Docente online independente é aquele "professor"  que como eu, você e todo mundo, cria, divulga e oferece de forma autônoma os seus "cursos" a distância ou semi-presenciais com o apoio das tecnologias de informação e de comunicação.

A descrição acima é uma forma, "digamos mais técnica", para explicar o que faz alguém que se propõe a ensinar através da internet. Na verdade, os ditos "cursos" podem ser traduzidos como conhecimentos, assim assumimos uma condição mais informal, já o que eu estou falando, digo escrevendo, é sobre ensinar de forma independente. É importante destacar que o fato de realizarmos um trabalho, hoje também conhecido internacionalmente como "indie", nos permite uma relativa liberdade de exercer algumas funções de forma mais abrangente. 

As oportunidades estão passando por você, agarre-as!

Todos os dias, você tem acesso a milhares de informações gratuitamente. E o que você faz com elas?

A grande maioria, quando muito, compartilha nas redes sociais, deixa um like e, os mais ousados, fazem algum tipo de comentário. Essas pessoas agem de forma doutrinária, ou seja apenas aceitam informações como nos são mostradas e as repassam como verdades. 

O que eu quero te mostrar é que você pode e deve começar a pensar em "passar adiante"  seus conhecimentos adquiridos de forma organizada que poderá representar até um ganho financeiro incrível, se souber como fazer. 

Quantas e quantas vezes você já buscou informações sobre, por exemplo: 

  • Como consertar máquina de lavar roupas?
  • Como fazer massa de pastel?
  • Como remover mancha de alguma coisa?

 

Muita gente não percebe que as soluções encontradas, são mais do que palpites, elas são, na verdade, "aulas".

Quantas vezes você já pesquisou na internet alguma coisa para resolver um determinado problema e percebeu que as respostas encontradas são  exatamente o que você já sabia, e, mais interessante, você até sabia mais!

A diferença entre elas e você é que estas pessoas já perceberam e agarraram as oportunidades de transformar seus conhecimentos em uma forma de, tanto aprender mais, como de ganhar dinheiro  por conta própria. Isso é o  que a internet tem de mais legal; a liberdade de aprender e ensinar. Estes são os chamados "docentes indie", que muitas vezes até nem tem consciência disso. Já reparou quantos vídeos  estão abarrotados de comentários tanto de agradecimentos quanto de críticas, que levam o "produtor" dos conteúdos a uma aprendizagem mais acurada em que acaba gerando mais e mais conteúdos?

Agora você, se ainda não pratica essa modalidade de trabalho/hobbie, deve começar a pensar seriamente na possibilidade de se aventurar a se tornar um verdadeiro professor, de algo que só você poderá ensinar.

Advertising


A grande "sacada" de ensinar online é que a "metodologia" é em essência um toma lá da cá de informações.

A grande dica aqui é: Comece a ensinar como um hobbie!

Muitas pessoas fracassam por começar de forma errada, com uma grande expectativa no retorno financeiro. Todos sabemos que o ensino online pode ser,  e é, muito lucrativo; porém existe uma caminho a trilhar, como em qualquer outra atividade, para que você tenha sucesso. Dai a dica de começar sem a pretensão de ser um negócio. 

Os hobbies são atividades exercidas exclusivamente como forma de lazer, de distração; passatempo. Você não espera nada além de uma satisfação pessoal por fazer algo que por alguns momentos de tira do lugar comum de forma descompromissada. É muito comum encontrarmos na internet, relatos de milhares de pessoas que hoje ganham suas vidas exercendo atividades que antes eram apenas seus hobbies.

Mas afinal, qual a vantagem de ensinar através de internet?

Entre as vantagens da docência online independente, em comparação com a docência independente presencial, podemos mencionar: a flexibilidade de horário e local de trabalho do professor; a grande quantidade de recursos de informação e softwares (inclusive softwares livres e serviços gratuitos como blogs, listas de discussão etc.) disponíveis na Internet; a facilidade de distribuir conteúdos hipermídia; as vantagens da interação síncrona e assíncrona com os aprendizes; a possibilidade de atender a um público amplo e geograficamente disperso.
Sem mencionar, é claro, no retorno financeiro que pode resultar do seus hobbie/trabalho.

Contudo, a docência online independente também tem suas dificuldades. Entre outras, é uma atividade que requer do professor competências que vão além daquelas necessárias para a docência online. 

Várias são as competências interessantes para a prática da atividade. Mas as fundamentais são aquelas que precisamos realmente levar em consideração inicialmente. como por exemplo:

  • 1. Competências tecnológicas. Envolvem o uso adequado de tecnologias de informação e de comunicação, como: fórum, e-mail, chat, videoconferência etc.
  • 2. Competências de facilitação (mediação). Envolvem capacidades de promover e coordenar discussões, construir relacionamentos e ambiente interpessoal positivo e motivador, entre outras.
  • 3. Competências pedagógicas (domínio dos métodos de ensino-aprendizagem) e técnicas (domínio do conteúdo);
  • 4. Competências administrativas. Capacidades tais como:
    • Planejar atividades;
    • Saber administrar o tempo;
    • Capacidade para orientar procedimentos;
    • Manter e organizar o trabalho;
    • Ser cooperativo com os aprendizes;
    • Acompanhar e adaptar as atividades de aprendizagem conforme as necessidades.

 

Quanto às motivações para optar por essa forma de trabalho e às vantagens percebidas nessa modalidade destacam-se o retorno financeiro, a autonomia profissional e a flexibilidade quanto ao tempo e local de trabalho.

Quanto às desvantagens, figuram questões burocráticas como o gerenciamento das inscrições e pagamentos, e a necessidade permanente de divulgar os cursos oferecidos
 

Vale agora uma breve, porém importante, reflexão.

Você percebeu que o texto apresentado, em parte, seguiu um processo mental muito comum entre as pessoas, basicamente trabalhando com duas ideias apenas, vantagens/desvantagens ou ter ou não ter as competências necessárias etc.

Para tudo existem prós e contras, mas nada impede que você articule essas ideias com outras mais importantes!

Que ideias poderiam ser importantes para isso?
Aquelas que permitem que você questione as afirmações de forma a buscar soluções para aquelas impeditivas e melhorias para as que já são incentivadoras. Aprenda a diversificar os relacionamentos de ideias, ao ler um texto, lembre-se de coisas que possam de alguma forma se relacionar com aquilo que está lendo.
Muitos são os cursos hoje em dia que se dedicam apenas em focar os pontos positivos de seus temas, isso de certa forma facilita muito a comercialização, porém estes cursos são na verdade promotores de parte de algumas verdades, pois ao omitirem as "desvantagens" deixam de levar seus educandos a  busca por soluções. O problema é que estes alunos quando se deparam com a realidade dos fatos, acabam por desistir de suas empreitadas por acreditarem que os problemas quando aparecem são intransponíveis. 

Para ilustrar o que estou dizendo, imagine que você resolve comprar um curso onde o docente irá te ensinar a ganhar muito dinheiro vendendo maças. Pois bem, ele realmente irá te ensinar todas os "macetes" para que você tenha um lucro incrível e rapidamente.  No entanto, ele deixa de chamar sua atenção para o fato de que você deverá ter muito cuidado com o produto, já que  as maças são frutas delicadas e que dependendo da região que você mora, elas poderão se deteriorar muito facilmente. Em casos como este, você não pode se restringir às informações fornecidas nos cursos, deve antes de mais nada, aprender tudo o que puder sobre o produto, como conservar adequadamente, quanto tempo leva para se deteriorar etc. Se você não penar dessa forma, com certeza mais cedo ou mais tarde você terá um prejuízo maior do que seu lucro. Quando isso acontece, muitas são as pessoas que acabam colocando a culpa nos cursos, pois não lhes foram passadas "todas" as informações de que você realmente precisa para o sucesso ser real.

Lembre-se, um docente deve levar seu estudantes ao aprendizado de fato, real, e isto só é possível quando os levamos a refletir sobre como vemos o mundo e como devemos mudar para uma posição de observadores. Seu futuro como docente depende do quanto você é capaz de fazer com que seus alunos resolvam seus problemas. É claro que você não precisa nem saber tudo e nem tão pouco ensinar tudo, mas deve sim mostrar aos seus "clientes" que eles precisam se dedicar plenamente à busca pelo conhecimento. Pense nisso!

.

Quando você tem alguma atividade financeira capaz de manter suas contas em dia, é mais fácil começar, como disse, de forma mais "suave". No entanto, se você precisa fazer dessa atividade o seu sustento imediato, é preciso se dedicar intensamente e buscar formas alternativas para que seu trabalho se torne conhecido. Pode ser um processo árduo, mas com a determinação certa, sua hora, com certeza, chegara.

Quando digo determinação, estou me referindo principalmente em querer realmente aprender como fazer. Lembre-se de que se está querendo obter ganhos financeiros, é preciso criar "cursos" de qualidade, já que você ainda não tem uma "marca" que seja referência de qualidade.

Muito embora as marcas, como eu disse acima, uma referência de qualidade, essa não é uma verdade absoluta, pois existem muitos cursos pela internet feitos por instituições renomadas, mas que pelo baixo investimento, acabam oferecendo cursos muito aquém do que se espera da marca. É nesse ponto que você encontra também uma grande oportunidade.

Seja reflexivo, duvide, questione sempre!

Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
Jan:01:2019:[11:28:44 AM]

Espaço Publicitário




 

Espaço Publicitário



Post anterior
Saiu a regulamentação para os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade a distância
Saiu a regulamentação para os programas de pós-graduação...

PORTARIA Nº 275, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018  Dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade...




AliExpress
Novidade & Uso Especial
Ballet
Ballet

Roupas para todos os tipos de danças e apresentações


AliExpress
Novidade & Uso Especial
Vestuários exóticos
Vestuários exóticos

Trajes sensuais


AliExpress
Novidade & Uso Especial
Objetos e roupas tradicionais
Objetos e roupas tradicionais

Vestimentas folclóricas e ou de caráter cultural


AliExpress
Homens Roupas & Acessórios
Camisetas polos
Camisetas polos

Os mais variados modelos e cores.


Espaço Publicitário



     
     
Ref::586448
 
Fechar X
NewsLetters
 
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar