Locale: United States - ec2-3-81-29-254.compute-1.amazonaws.com [VirginiaVA]
 
Avalie este post: : [592] Votos

BlogDespertando interesses  



Jogos online e desenvolvimento





Por conta de uma má fama deixada por um passado não muito distante, os jogos eletrônicos não são bem vistos pelos pais, que são influenciados a associar tais práticas ao baixo rendimento escolar e à irresponsabilidade. Porém, a prática desses jogos não compreende apenas resultados negativos, há também questões de desenvolvimento e sociabilidade.

Atualmente, um computador está tão presente nas residências de todas as classes sociais quanto um aparelho de televisão. Esse fenômeno associado ao movimento, descrito por muitos como a democratização da internet, faz com que as pessoas tenham acesso a uma infinidade de serviços, especialmente no que diz respeito ao entretenimento, e mais especificamente, à indústrias dos jogos, alvo de maior interesse de crianças e adolescentes.

Dentre a infinidade de modalidades, o maior responsável por fazer jovens e adultos passarem horas na frente do computador são os MMORPG onde os jogadores são diferenciados por níveis de experiência, alcançados a partir da prática no jogo.

É sabido que a criança aprende paralela ao ato de brincar. Atividades lúdicas caminham lado a lado com a educação, já diziam autores importantes como Vygotsky. Mais além, Winnicott defendia que nossa realidade de hoje é fruto do brincar de ontem. E como o tempo passa e as atualizações são inevitáveis, temos os jogos online como um dos grandes artifícios lúdicos dessa geração.

Os MMORPG`s, são jogos de interpretação de personagens online e em massa para múltiplos jogadores, onde os usuários, ao se enquadrarem em uma determinada categoria, se comprometem a, junto com outros jogadores, conquistar um determinado objetivo. Podemos citar os mais populares como o League of Legends, dotA, ambos gratuitos e de livre acesso, e World of Warcraft, dentre uma série de outros.

Do ponto de vista sociológico, quando uma criança está inserida em uma atividade lúdica, aos poucos elas vai se apropriando de regras, crenças, hábitos e leis do meio em que vive e, consequentemente, se torna cada vez mais como parte da sociedade.

Temos também o brincar como ato criativo, no qual se caracteriza a busca do “eu”, manipulando imagens, signos e fazendo uso do próprio potencial.

Sendo assim, quando a criança e/ou o adolescente está investindo esforços na prática de um jogo online, não há ali uma simples desvalorização do tempo. Ela está aprendendo a lidar com o inesperado, a cumprir papeis, a ser tolerante às frustrações diante das derrotas e a lidar com suas limitações, está aprendendo a trabalhar em equipe e respeitar o adversário, dentre muitas outras coisas que não dizem respeito somente a um simples desperdício de tempo na frente do computador, mas também à inúmeras situações reais na sociedade.

Advertising




Portanto, é através de sua relação com o brinquedo que a criança desenvolve a afetividade, a criatividade, a capacidade de raciocínio, a estruturação de situações e o entendimento do mundo.

Obviamente, abrir mão dos limites nessas práticas não seria uma atitude muito sábia, mas a possibilidade de um esforço para entender e respeitar que a forma de brincar que a sua geração experimentou é muito diferente da atual é no mínimo sensato. E com um pouco mais de ousadia e insistência, quem sabe, você possa até mesmo dividir um tempo jogando umas partidas com eles? Mas cuidado para não viciar.


Até a próxima.


Hudson Lacerda.
Psicólogo Clínico.



Referências
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. WAJSHOP, Gisela. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez, 1995.
WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
http://www.circulopsicologico.com.br/jogos-on-line-desenvolvimento/
 

.
Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
Ago, 29, 2016, 13:14

Espaço Publicitário




 

Espaço Publicitário



Post anterior
Segunda Mundial - o que você ainda não sabe?
Segunda Mundial - o que você ainda não sabe?

Que a segunda gerra mundial é um momento histórico importante e que todos nós devemos conhecer é fato. O que muita pessoas ainda não sabem, é que...




AliExpress
Casamentos & Eventos
Vestidos de noivas
Vestidos de noivas

Dezenas de modelos nos mais variados preços


AliExpress
Jóias & Acessórios
Conjuntos de jóias
Conjuntos de jóias

Presentes baratos que vão surpreender qualquer pessoa


AliExpress
Jóias & Acessórios
Brincos
Brincos

Brincos para todos os gostos e bolsos


Espaço Publicitário



     
     
Ref::68491
 
FecharX
NewsLetters
 
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar