Locale: United States - ec2-3-227-233-6.compute-1.amazonaws.com []
 
Avalie este post: : [133] Votos

Blog Despertando interesses   



Como a falta de profissionalismo de alguns pode ser observada facilmente por recrutadores





Falta de profissionalismo exposta para todos.

Frases e pensamentos positivos

Interessante ver como as pessoas usam a internet sem o menor senso crítico, apenas acreditando naquilo que estão vendo.

Não sei se podemos chamar de "inocência/ingenuidade" ou "*negligência"!

Como uma postagem, aparentemente, normal, pode se tornar uma pequena armadilha? 

Não apenas pelo conteúdo e formato, mas pela intensão de quem está postando e pela "resposta" de quem está interagindo no local onde foi publicada.  Não foi a primeira vez que vi algo  do tipo e tenho certeza de que não será a última também. Ações desse tipo são vistas em muitas redes socias, eu sei, mas essa em particular chama a atenção por ser um Fórum dentro da plataforma para profissionais "linkedin.com". 

De um lado, temos um "profissional" que se mostra generoso e colaborativo ao publicar uma notícia que pode interessar centenas, talvez milhares de pessoas. E este mesmo "profissional" se oferece para "facilitar" a aquisição dos produtos com uma indicação. Do outro, lado temos os interessados à procura de oportunidades que poderão ajudar sua ascensão profissional. 

A ideia deste texto aqui,  não é fazer nenhuma denuncia ou crítica as pessoas e nem ao texto, mas fazer um alerta sobre a ação em si, que na situação específica pode ser um tiro saindo pela culatra, para todos os envolvidos no tópico do Fórum.


Veja de um outro ângulo:
O local onde fora publicado  é construído com intensão de servir à um propósito específico : "Rede de relacionamento de profissionais". Assim, podemos deduzir que ali seja um local de procura e ofertas de trabalhos, caso contrário nem faria muito sentido.

Suponha que sendo assim, um usuário como eu, se fosse uma pessoa muito influente na área de recursos humanos, um especialista em recrutamento, como você acha que eu analisaria essa situação?

Vamos primeiro vamos ver o texto (é claro que um modificado).

Advertising


Projeto “XXX - YYYY” 
O objetivo proposto é oferecer Cursos Gratuitos de Extensão, em nível de ensino superior, que servirá para qualificar as pessoas, facilitar a progressão em sua carreira profissional, poderá atender os requisitos para designação de professores e outros profissionais da Secretaria de Educação, atender alguns programas governamentais e até mesmo criar novas oportunidades de trabalho em sua cidade ou região.

 
São mais de XX Cursos Gratuitos nas áreas: Ambiental, Jurídica, Educacional, Empresarial, Engenharia, Saúde e Social.  Se você tem interesse em ser indicado para estudar gratuitamente, deixe seu nome e e-mail.

Perceba que o texto é extremamente convidativo para pessoas que pretedem melhorar suas carreiras, pois além de oferecer algo gratuitamente, fala sobre as vantagens profissionais que poderão ser obtidas.
Até ai tudo bem, é claro se a informação for verdadeira.

Neste caso específico é, pois a primeiro coisa que fiz foi realizar uma breve pesquisa  para saber se realmente havia algo nesse sentido; já que o autor do post em nenhum momento diz onde e nem como, ou mlehor dizendo, não forneceu dados específicos para que as pessoas pudessem confirmar se o que está escrito procede.
Como neste caso o conteúdo é verdadeiro, permanece a questão:

"Se você tem interesse em ser indicado, deixe seu nome e e-mail".

Isso realmente é fato?

É preciso realmente deixar meu email para que consiga este benefício?

Na pesquisa que fiz, não vi absolutamente nada que indicasse isso, muito pelo contrário, basta apenas fazer o cadastro e pronto. Mas fazendo uma busca mais detalhada encontrei a seguinte informação:


Faça indicações para amigos e ganhe a oportunidade de fazer outros cursos gratuitos.

Do meu ponto de vista, o que posso dizer é que existem três posições bem claras em uma situação como esta:


1) Quem publica: 
O primeiro detalhe que chamou a atenção foi o perfil do autor da postagem; não parece um perfil profissional de alguém que possa ter qualquer influência (fazer indicações) como oferecida. A não ser é claro que se a instituição de ensino ofertante dos cursos tiver algum tipo de programa de parcerias ou coisa parecida, então assim sendo este tipo de observação nada vale. Pois como disse acima a faculdade faz uma chamada para esse tipo de procedimento.

Mesmo assim um especialista em RH,/recrutador logo de cara iria pensar essa pessoa não tem um perfil confiável, pois seu comportamento parece inescrupuloso e oportunista. Dando a impressão de estar apenas construindo uma lista de SPAN.
Sendo eu supostamente um recrutador, com relativa influência, poderia "queimar" este usuário com muita facilidade em minhas redes de relacionamentos. Ele não está sendo sincero em sua fala, não deixando claro o porque da necessidade de emails
Então, meu conselho para você, que faz esse tipo de postagens, não faça da sua postagem uma arapuca, a vitima pode ser você!  Se esta, não era sua intenção, deve então melhorar seu texto e deixar claro o porque da necessidade de colher os emails. E se precisa realmente disso, ofereça uma alternativa melhor para que as pessoas possam manter seus dados mais protegidos. Ser honesto e sincero o torna confiável.

2) Quem participa:
Se, como falei anteriormente, fosse um profissional de recrutamento, e visse um monte de "profissionais" deixando seus emails expostos como vi, logo chegaria a conclusão de que o nível de profissionalismo de cada um deles é muito baixo, pois sequer foram conferir a veracidade da informação.  Em nenhum momento ninguém sequer solicitou mais informações.
Deixam a impressão de completa irresponsabilidade na obtenção de informações e na preservação até de seus dados pessoais.
Ninguém demonstrou senso crítico sobre uma postagem de alguém, que ninguém sabe se realmente existe.

Profissionais não devem ser ingênuos e muito menos oportunistas, do tipo levar vantagens.

Ao participar de um diálogo como este você pode estar cometendo um suicídio profissional, e arruinando o que poderia ser uma carreira de sucesso.

Perceba que neste caso específico o que é relevante é a primeiro impressão, o que está ali exposto. Sabemos que a postagem procede e que pode realmente ajudar algumas pessoas, sabemos que o autor não tem o objetivo de fazer uma lista de spans para si (embora esteja fazendo para terceiros). O importante é o que esta a vista de todos, digo isso por que um recrutador pode não fazer todo o percurso que fiz e simplesmente tirar conclusões precipitadas sobre aquilo que está vendo. Nem toda pessoa influente na área de recursos humanos é o que podemos chamar de "profissional".  Pessoas tendem a fazer juízo de valores muito antes de saber os detalhes.

 Procurar por formas que possibilitem ascensão profissional é indicativo de profissionalismo, mas a forma com que você faz isso pode dar a impressão exatamente do oposto, entende?

É como fazer cursos apenas para obtenção de certificados; documentos de cursos, sejam eles quais forem, se não houve aprendizado apenas servirão para mostrar quem na realidade você é.  Você enganará seus empregadores apenas por um curto período de tempo, pois espera-se que esse documento seja a prova física de que você está habilitado para exercer determinada função, que, mais cedo ou mais tarde deverá ser posta em prática.

Deixar um email como as pessoas fizeram, se ao menos verificar se a mensagem é verdadeira, não pode ser entendido como inocência, mas sim, como negligência, um perfil que empresa nenhuma irá desejar em seu quadro de funcionários.

Muitas pessoas ainda não entenderam que trabalhar para alguém é muito mais do que simplesmente realizar algumas tarefas, é ser responsável pelo que faz e produzir bons e melhores resultados. 

3) O objeto da publicação:

Onde tudo começa, e de forma errada. 

A instituição que oferece as vagas deixa a impressão de que está fazendo tudo gratuitamente, mas ao final percebemos que existe sim uma cobrança, um trabalho pessoal de cada aluno para que estes forneçam contas de emails como forma de "desbloquear" mais cursos.  E cada aluno deverá alimentar sua base de daos com informações pessoais como endereço completo, cpf e outros dados pessoas com a justificativa de que essas informações são essenciais para que possam fornecer o certificado (ONLINE).

*negligência
substantivo feminino
1.
falta de cuidado; incúria.
"trata a casa e a família com muita n."
2.
falta de apuro, de atenção; desleixo, desmazelo.

.

Não vai adiantar dizer que o único idioma que você não fala é o Grego, se para você qualquer idioma é Grego! ISSO NÃO FAZ DE VOCÊ UM POLIGLOTA.

Ah!

A postagem é sobre os cursos oferecido em:

http://www.prominasmoc.com.br/noticia/projeto-disponibiliza-mais-de-80-cursos-gratuitos-1

Ainda não olhei mais atentamente, mas parece que pode ser uma boa oportunidade para quem deseja aprender mais. Mas já de cara o que posso dizer é que o vídeo de apresentação fala em 10 cursos gratuitos (que aparentemente nem cursos são, parece mais com downloads de apostilas) por email cadastrado e que estão condicionados a matriculas de outras pessoas indicadas por você quando fornece os email. Para da 5 matrículas, um código promocional
Assim sendo, já de cara não posso entender como sendo gratuito, pois de alguma forma tem um custo para quem deseja fazer mais de um curso exige que você faça um trabalho de coleta de dados para a instituição.
Se você precisar de um certificado impresso (este deverá ser pago). 

Gostou da leitura?

Gostaria de mais textos sobre esse tema específico?
Deixe seu like e compartilhe com os amigos! 

Quer fazer algum comentário, sugerir algum tema? 

 

Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
Jun:16:2018:[12:29:28 PM]

Espaço Publicitário




 

Espaço Publicitário



Post anterior
Como são tratados os seres humanos?
Como são tratados os seres humanos?

De que forma estamos tratando nossos semelhantes? No dia a dia cada vez mais percebemos a utilização de termos que tentam amenizar situações...




AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Calças femininas de brim
Calças femininas de brim

Elegantes calças jeans, vários modelos, todos os tamanhos


AliExpress
Esportes & Entretenimento
Roupas esportivas
Roupas esportivas

Tops para as Mulheres Sutiã Fitness


AliExpress
Esportes & Entretenimento
Camping & Caminhadas
Camping & Caminhadas

Equipamentos e roupas para atividades campestres.


Espaço Publicitário



     
     
Ref::588075
 
Fechar X
NewsLetters
..
 
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar