Você está aqui

Owpoga - EAD Livros Email Marketing
 
Advertising

Menu
«    »

Técnicas e estratégias práticas.

Criação de conteúdos da mensagem

Os melhores assuntos para e­mail marketing

O assunto do e-mail é determinante para o sucesso da campanha. Afinal, esse é o primeiro contato da pessoa com a sua mensagem. Se interessar, ela abre; se não, vai para o lixo.

No entanto, infelizmente esse importante elemento é muitas vezes deixado por último e não recebe a atenção que merece.

Aliás, não tem problema deixar o título por último – afinal, assim você terá total domínio sobre o que o e-mail contém. Mas lembre-se de dedicar-se a isto tanto quanto se dedicou para o conteúdo interno.

Veja algumas dicas para facilitar esse trabalho:
Seja objetivo e conciso

Com a grande quantidade de mensagens que recebemos, é normal apenas bater o olho no assunto do e-mail e decidir rapidamente se ele será aberto ou não.

É nesse instante de decisão que você deve conquistar a atenção e instigar a abertura. Para isso, escolha uma ideia principal e poucas palavras para transmitir sua mensagem.

Além disso, os provedores têm uma limitação em torno de 55 caracteres; no smartphone, são 47. Então, nem adianta ser muito longo, pois mais que isso nem irá aparecer por completo.
Cumpra o que prometer

De nada adianta fazer o título mais chamativo e criativo, se o corpo do e-mail não cumprir a promessa. Lembre-se que o “mantra” do marketing digital é oferecer uma boa experiência ao usuário.

Então, se a pessoa abre o e-mail, ela espera que sua expectativa seja atendida ou superada. Se não, ela ficará frustrada e sua marca sairá com a imagem arranhada.
Personalize

Uma maneira ótima de despertar atenção é chamar o usuário pelo seu nome. Assim, ele também se sente único, e você cria proximidade no relacionamento.

Você já tem o nome da pessoa, pois provavelmente ela preencheu no formulário de cadastro. Então, é só usar um código no assunto do e-mail que puxe esse dado.
Utilize gatilhos mentais

Muitas decisões, especialmente as repentinas, são tomadas pelo nosso inconsciente. Então, você pode utilizar os gatilhos mentais para pensar em títulos mais persuasivos, que despertem a reação instantânea de abrir o e-mail.

Por exemplo, o senso de urgência é um gatilho. Um assunto como “5 dicas de marketing para você aplicar agora” desperta este senso.

A curiosidade também é forte. “Vamos contar o que você nunca soube sobre marketing” – não dá vontade de clicar? Na mesma hora!
Faça testes A/B

Ok, você já criou várias opções de assuntos, já tem os seus preferidos, mas ainda não tem certeza de qual se sairá melhor? Simples: teste!

Os testes A/B servem para isso. Muitas ferramentas de e-mail marketing já trazem essa funcionalidade.

Você envia o mesmo e-mail para a base, porém cada metade receberá um título diferente. Geralmente se faz o teste com uma porcentagem da lista. O sistema identifica qual teve o melhor desempenho e usa o título vencedor para a lista inteira.



Advertising

Menu
«    »


Outras leituras que podem interessar: