Você está aqui

Owpoga - EAD Livros Email Marketing
 
Advertising

Menu
«    »

Técnicas e estratégias práticas.

Segmentando sua lista

Segmentando sua lista

Por mais que você tenha produzido o melhor conteúdo da história da sua empresa, acredite: não são todos os contatos da sua base de e-mails que vão querer recebê-lo.

Cada pessoa tem um perfil, um interesse, um histórico, e é muito difícil que um assunto agrade a todo mundo.

Para que seus e-mails sejam lidos, use a segmentação.

Embora você reduza o número de pessoas que recebe determinado envio, a possibilidade de eles serem abertos aumenta muito, pois você produzirá mensagens personalizadas, que realmente interessam.

Trouxemos algumas ideias para segmentar a sua lista. Existem várias possibilidades de critérios, dos mais abrangentes aos mais específicos. Vejamos alguns deles:
Perfil demográfico

Aqui entram dados básicos, como idade, gênero, localização, ocupação, cargo, faixa salarial etc.

Um exemplo básico é o envio de ofertas de vestuário feminino apenas para as mulheres da sua base. Outra ideia é usar a localização como critério e aproveitar feriados e datas comemorativas para enviar ofertas especiais.

Um dado interessante é o cargo. Se você tem uma empresa B2B, pode se comunicar com analistas, mas também diretores. E a abordagem para cada caso deve ser diferente, para que o usuário dê credibilidade ao que você fala.
Área de atuação da empresa

Assim como as abordagens são diferentes para cada pessoa, também devem ser para cada tipo de empresa. Por exemplo, empresas tradicionais do agronegócio usam uma linguagem bem diferente das startups.

Então, você pode criar a segmentação por área de atuação para adaptar os conteúdos e a linguagem para cada grupo.
Assuntos de interesse

Quando uma pessoa se cadastra em seu mailing, você pode perguntar a ela: “você gostaria de receber e-mails sobre quais assuntos?”.

Se você tem um e-commerce de produtos esportivos, pode enviar conteúdos sobre bicicleta apenas para quem demonstrou interesse nisso. É provável que quem gosta de futebol nem queira saber sobre essas ofertas.
Histórico de compras

Fique de olho no que os seus clientes estão adquirindo! Esse dado valioso pode ajudar a incentivar uma recompra – esforço que vale muito mais a pena do que conquistar um novo cliente.

Ofereça novos produtos ou serviços, que complementem a compra anterior, ou conteúdos relacionados, que agreguem valor à experiência de uso.
Estágio na jornada

Essa segmentação é essencial para os fluxos de nutrição. Você precisa entender qual o momento do consumidor em sua jornada de compra para oferecer conteúdos compatíveis.

Se ele está no começo, provavelmente tem menos conhecimento sobre o seu mercado. Já quem está mais avançado domina mais o assunto.

Então, diferentes conteúdos e abordagens devem ser adotados para cada estágio.



Advertising

Menu
«    »


Outras leituras que podem interessar: