Você está aqui

Owpoga - EAD Livros Email Marketing
 
Advertising

Menu
«    »

Mecanismo de envio

A internet é regida por uma série de protocolos que determinam e controlam a forma como os documentos caminham e são exibidos na rede de computadores. Não importa o recurso tecnológico que você irá usar para enviar suas mensagens, todos eles estarão sob as mesmas regras. É possível enviar e receber mensagens através de softwares instalados em um computador ou através de páginas web.

Servidores funcionando

O sistema de e-mail consiste no trabalho de dois servidores diferentes. Um é chamado de servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – protocolo de transferência de correio simples). O outro pode ser tanto um servidor POP (Post Office Protocol) quanto um servidor IMAP (Internet Message Access Protocol). IMAP e POP são protocolos padrão da Internet para recebimento de e-mail, que baixa as mensagens do servidor para a sua máquina, smartphone ou tablet.

SMTP é o protocolo para envio de e-mail.

O que é protocolo?

Protocolo é a palavra que determina “as regras” que organizam e regem a sincronização da comunicação entre dois sistemas computacionais. Ou seja, controla e possibilita a transferência de dados.

Como você pode perceber, para a realização de trocas de mensagens (emails) temos diferentes protocolos tanto para o envio como para recebimento de mensagens.

Email SMTP


Simple Mail Transfer Protocol - ou simplesmente SMTP, é a forma mais simples de enviar um e-mail de um provedor de e-mail para outro. É uma das formas mais limpas troca de e-mails em servidores de correio da Internet. Normalmente, para usar um serviço SMTP para seu e-mail, você precisará de um cliente de email como o Microsoft Outlook ou o Mozilla Thunderbird como uma plataforma para enviar e receber.

O SMTP é usado quando o e-mail é entregue a partir de um cliente de e-mail a um servidor de e-mail ou quando o e-mail é entregue a partir de um servidor de e-mail para outro.

SMTP é o cateiro

O processo aparentemente parece ser bastante simples, você clica em um botão e centenas, as vezes milhares de mensagens são enviadas em um curto espaço de tempo. Seu e-mail (mensagem) salta de um servidor de correio e caminha por uma intrincada rede de computadores até chegar a seu destinatário.
A grosso modo, os servidores apenas "apertam suas mãos", dizem "Olá" um ao outro, em outras palavras tentam se reconhecer como verdadeiros, válidos, apenas após estes contato inicial é que sua mensagem poderá ser encaminhada.

Servidores de e-mail são configurados de forma diferente, mas essas configurações são típicas para a maioria das configurações encontradas em sistemas de e-mail de negócios em hospitais, escritórios de advogados e outros tipos de provedores de correio corporativo.

SMTP também é uma das maneiras mais fáceis de verificação de e-mail que pode ser realizada ao tentar descobrir mais sobre um endereço de e-mail. Da mesma maneira que é tão fácil enviar emails através de SMTP, também pode ser muito fácil rastrear e verificar um e-mail.







Advertising

Menu
«    »


Outras leituras que podem interessar: