Avalie este post: : [13] Votos

Blog Despertando interesses   




Mau comportamento em sala de aula, de quem é a culpa?

Oct:10:2015:[12:34:00 PM]





O mau comportamento dos alunos brasileiros em sala de aula começa se destacar cada vez mais todos os dias.

Tenho visto algumas matérias sobre o tema que apenas mostram uma realidade que todos já conhecemos e que era esperada.

Com informações obtidas através da pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey -TALIS) que coleta dados comparáveis internacionalmente sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas de diversos países do mundo. Alguns pontos estão recebendo destaca a partir desses dados coletados.

Vários são os países que participam e colaboram fornecendo importantes informações para que sejam análisadas.

Mais do simplesmente ler a respeito do assunto é muito importante fazer uam reflexão sobre o Por que? isso está acontecendo não só aqui mas no mundo todo.




O que tem levado os alunos a agirem dessa forma?
  • Falta de educação?
  • Impunidade?
  • Desinteresse?
  • Falta de liderança em saula de aula?
Poderímos fazer uma relação extensa de questionamentos não acha?

Mas vamos tentar ser mais diretos.

Entre os 34 países que participaram do Talis em 2008 e 2013, são os docentes brasileiros que dizem gastar mais tempo para manter a ordem em sala de aula. Em 2008, eram 18%. Já em 2013, essa porcentagem subiu para 20%, quando a média internacional foi de 13% nos dois períodos.
http://www.fasdapsicanalise.com.br/brasil-e-numero-um-em-mau-comportamento-na-sala-de-aula-indica-pesquisa/


Interessante é ver que nesses artigos, pelo menos dois que li hoje, apenas vemos informações vagas sobre essa coleta de dados, quase que como apenas uma forma de atrair visitantes para seus sites e assim conseguir clientela/visaulizações, sem assumir nenhuma resposnabilidade.

Hoje existe muito compartilhamento de informação, mas sem qualidade, sem análises críticas.
Este assunto é serio e como tal deve ser discutido mais profundamente. Dizer que temos problemas não basta, é preciso fazer propostas de como proceder para melhorar o quadro.

De outro lado, encontramos postagens que mostram que o problema acima apresentado, realmente precisa de uma revisão para que se descubra de quem realmente é a culpa.
Como vemos a seguir:

Professor assume escola dominada por traficantes e em dois anos a transforma em referência premiada

O cenário era o mais desanimador possível.

Advertising


Banheiros imundos e sem vasos sanitários, salas com vidros quebrados e sinais de incêndio, as mesas e as cadeiras estavam todas depredadas e jogadas nos fundos.

Parece descrição de filme de terror, mas essa era a realidade da escola municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto (SP), quando o professor Diego Lima a assumiu ano passado. Quando você acha que já estava bem complicada a situação, parte da escola ainda estava dominada por traficantes, que escondiam cápsulas de maconha e cocaína em buracos no muro do local.

“Os alunos demonstravam sua insatisfação depredando a escola. Não gostavam de estar aqui, sentiam vergonha, não tinham nenhuma sensação de pertencimento”, relembra Diego.

Para começar a mudar essa realidade, a primeira coisa que o professor fez foi entender a comunidade, conhecê-la de fato.

...

"Bom, não à toa, o trabalho de Diego foi reconhecido e ele foi um dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10 (das fundações Victor Civita e Roberto Marinho) e poderá ser escolhido Educador do Ano em novembro."

...

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/aprender/professor-assume-escola-dominada-por-traficantes-e-em-dois-anos-a-transforma-em-referencia-premiada/


Recomendamos fortemente a leitura na íntegra do conteúdo acima parcialmente reproduzido por nós.

Se este professor tivesse optado por responsabilzar o caos como culpado, aceitando a condição em que a escola se encontrava como sem saída, que chances a comunidade daquele local teria?

O hoje, como deve ter percebido, a realidade mudou, mas para melhor, graças não apenas ao esforço mas pela crença de uma pessoa, capaz de influenciar possitivamente as pessoas a sua volta.

Precisamos assumir nossas culpas(responsabilidades) como educadores e cidadãos, e não apenas colocar nossos alunos e crianças como rebeldes sem causa. Culpar o sistema não basta, é preciso inovar, mudar de comportamento. Esperar que o governo faça tudo nos deixará sem futuro, estamos sem líderes, temos apenas políticos de carreira preocupados apenas com suas negociações que geram beniefícios apenas a quem participar deste "ramo de trabalho".

Estamos apenas colhendo os frutos de nossa más escolhas e de nossa acomodação.
É claro que todos nós precisamos nos sustentar e portanto dedicar nossos esforços para isso, no entanto, nada nos impede de que nessa jornada busquemos por soluções que não apenas nos beneficie mas que de alguma forma, possa se extender ao nosso próximo.

Esse comportamento exige responsabilidade, e determinação. Nós, do Owpoga, desde que iniciamos nossas atividades na internet, sempre tivemos essa consciência, e sempre trabalhamos nesse sentido.

Quem mais você conhece que faz assim?

Se você conhece, compartilhe essa informação, é preciso incentivar atitudes como essa.



O mundo é um poço sem fundo de problemas, isso todos nós sabemos. Um dos principais papéis do jornalismo é identifica-los e expor isso ao mundo. As empresas(decomunicação de massa) mais sérias, vão além, procuram por soluções buscando pessoas que possam resolver esses problemas ou pelo menos indicar o caminho, a saída.

Saber idenficar problemas não basta, precisamos fazer análises críticas sérias dessas situações, assim, nos tornamos capazes de apontar caminhos e apresentar soluções.

Hoje, com todos os recursos disponíveis de comunicação existe uma tendência a banalização dos problemas, assim como uma certa acomodação, já que é possível apenas fazer breves comentários em comunidades sociais, e é dessa forma que muitas pessoas estão agindo, pensando que estão mudando o mundo com um clique em curtir.

É claro que curtir é melhor do que nada, mas tenho certeza de que você pode fazer muito mais do que isso; pode participar ativamente.

A cerca de 14 anos trabalho com ensino a distância, e desde que comecei, vejo textos e mais textos, artigos e mais artigos, infinitas teses de mestrado e doutorado, bem como centenas de trabalhos de conclusão de curso, todos destacando a importância de se mudar a educação no país e no mundo.
Mas param por ai, apenas palavras/teorias embasadas em teorias passadas, não saindo do papel.
O mais impressionante é ver que os próprios autores deste materias, em sua grande maiorira, nunca colocou em prática suas observações e são eles também os que de alguma forma ainda relutam e utilizar, com medo sei lá de que!

O que falta para que as coisas funcionem realmente?
A quem, permanecer assim, interessa?

Cada um de nós pode ser um líder, basta desejar!
.
Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
AliExpress
Jóias & Acessórios
Produção de Miçangas e Joias
Produção de Miçangas e Joias

Faça suas próprias peças de bijuterias.


AliExpress
Homens Roupas & Acessórios
Macacão
Macacão

Diferentes modelos e marcas, passei e trabalho


AliExpress
Homens Roupas & Acessórios
Cintos
Cintos

Cintos masculinos esportivos e sociais


AliExpress
Homens Roupas & Acessórios
Camisetas polos
Camisetas polos

Os mais variados modelos e cores.


Espaço Publicitário



   
     
     
Ref::143529

Fechar X
NewsLetters
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar