Blog Despertando interesses   




Porque ainda existe falta de representação racial?

Jun:08:2018:[05:17:14 AM]
by: Oliveira M.J.N





O SBT e a Record receberam notificação do Ministério Público do Trabalho na última quarta-feira (06.06.18) sobre a falta de representação racial nos programas, após um mês da ação do MPT cobrando a Globo pelo mesmo problema.

De acordo com o UOL, o prazo para resposta das emissoras é de 45 dias.  As notificações levam em consideração novelas e outros quadros exibidos nas programações do SBT e da Record. 
O caso da Globo foi referente à novela “Segundo Sol”, que contou com pouca diversidade racial na escolha dos atores.  A emissora foi intimada a providenciar um elenco com representatividade mais equilibrada.

A representação negra é muito pequena na programação diária de Record e SBT”, afirma a procuradora Valdirene Silva de Assis, coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção à Igualdade e Combate à Discriminação no Trabalho. “Os canais de TV aberta exercem um papel muito particular na formação e afirmação de alguns estereótipos”, diz ela.


A inédita Aventuras de Poliana já estreou com 14,5% de atores negros no casting, uma representatividade negra maior no canal de Silvio Santos do que em Deus Salve o Rei, na Globo, que conta com apenas um ator de pele mais escura. Já Apocalipse, da Record, tem 81 atores no elenco e só dois são negros, ou seja: 2,46%.

Até aqui, o texto exibido fora retirado de matérias veiculadas em alguns sites grandes e outros nem tanto.

Advertising


  O importante é que façamos agora uma leitura melhor sobre isso tudo.

Vamos refletir um pouco?

A composição étnica e racial da sociedade brasileira é resultado de uma confluência de pessoas de várias origens étnicas diferentes, dos povos indígenas originais, negros africanos, dos colonizadores portugueses, e de posteriores ondas imigratórias de europeus, árabes e japoneses, além de outros povos asiáticos e de países sul-americanos.

Há uma diferença entre os conceitos de raça e etnia.

Raça é uma construção social utilizada para destingir pessoas em termos de uma ou mais marcas físicas, dentre elas a cor, que são socialmente significativas. Desse modo, a raça é um termo sociológico e não biológico.

Em termos biológicos considera-se que há apenas uma raça humana.

Um grupo étnico, por outro lado, corresponde a uma categoria de pessoas cujas marcas culturais percebidas são consideras socialmente significativas. Os grupos étnicos diferem entre si em termos de língua, religião, costumes, valores, ancestralidade entre outras marcas culturais.

O Brasil pode ser apontado como um exemplo de que o conceito de raça é uma construção social, e que o entendimento de raça pode variar em diferentes sociedades.

 

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Composi%C3%A7%C3%A3o_%C3%A9tnica_do_Brasil

Diante do exposto até aqui, quem realmente está fazendo discriminação?
As empresas de forma geral ou o próprio governo?


Caso já tenha se esquecido, lá em cima a procuradora Valdirene Silva de Assis (coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção à Igualdade e Combate à Discriminação no Trabalho) ,diz:
"A representação Negra....", não vemos uma preocupação real com as diferentes etnias, pois caso contrário teria dito que os nossos índios, amarelos, etc. Estes outros estão presentes, em quantidade representativa, nesses mesmos canais de televisão ou qualquer outro trabalho?

Na atual classificação do IBGE, a respeito do quesito "cor ou raça" – com um critério misto de fenótipo e ancestralidade –, encontram-se as seguintes categorias: brancos, pardos, pretos, amarelos e indígenas. Os negros correspondem ao somatório das populações pardas e pretas. O IBGE verifica a composição brasileira através de um censo realizado a cada 10 anos. A composição por cor ou raça é verificada pela autodeclaração.
 

Na verdade, o que vemos, é apenas uma ação estratégica política, que busca a divisão do povo brasileiro em prol da conquista da permanência no governo; no controle absoluto da maquina de corrupção que assola nossa nação, construída com uma miscigenação nunca vista em outro país no mundo inteiro. Isso é motivo de orgulho, pois as desigualdades são sociais e não raciais, como querem nos fazer crer.

.

Você, olhando a imagem no alto da postagem, consegue dizer quais as "raças" de cada uma das pessoas que nela estão?


Conhecer os diferentes *fenótipos , na realidade tem efeito e importância apenas para a saúde, pois determinadas características físicas podem auxiliar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que prevalecem em seres humanos com diferentes características biológicas.

 

*Fenótipo

substantivo masculino
gen manifestação visível ou detectável de um *genótipo


*Genótipo
substantivo masculino
gen composição genética de um indivíduo, mais frequentemente us. a respeito de um gene ou grupo de genes.

 

Agora pense:

Por que só se fala, de forma incisiva, em representação negra em nosso país?


Se realmente existe uma preocupação sobre desigualdades socias, por que excluir as outras etnias?


Você já pesquisou sobre o assunto?
Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Espaço Publicitário



   
     
     
Contagem:86818

Fechar X
NewsLetters
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015