Avalie este post: : [31] Votos

Blog Despertando interesses [Escritório & Escolar Suprimentos]   




Mercado de trabalho depois dos 40(enta) e as eleições

Sep:27:2018:[09:17:57 PM]





Este texto não se propõe, de maneira alguma, a discutir sobre a forma que os governos lidam com a questão da aposentadoria e suas consequências sociais decorrentes; queremos fazer uma breve reflexão sobre como algumas análises podem ser importantes.
 

Fato: Só está livre da velhice, quem morre prematuramente.

 

Expectativa de vida dos brasileiros sobe para 74,9 anos, diz IBGE; de posse dessa informação, já podemos levantar algumas questões. Como todos sabemos a previdência social, sempre foi muito mal administrada, e este, é um grande problema para o governo federal. De posse desses dados do IBGE, a corrida para "acertar" as contas da previdência já deu inicio à uma série de discussões, que como disse anteriormente, não discutiremos aqui.

A situação começa a ficar mais preocupante do que sempre foi, devermos nos aposentar cada vez mais tarde, afinal estamos ficando vivos por mais tempo.
Mas como ficamos nisso tudo se para o mercado de trabalho, os cidadãos na casa dos "enta" (quarenta/cinquenta/sessenta ...) são descartados com a velha desculpa de redução de gastos.

Experiência não tem valor?

Não é isso, experiência tem valor sim, mas é que com sua idade... como assim? É preciso inovar, pessoas jovens são mais dinâmicas, e por ai vai.

Quem é velho?

Eu , ou essa visão e comportamento empresarial?

Em uma época em que tanto se fala de discriminação, por que  não vemos nada a respeito deste tema?
As próprias instituições governamentais, em muito editais de concursos, limitam as vagas usando a idade como fator restritivo; como por exemplo, as forças armadas. Isso não é discriminação a um grupo de pessoas ? 

Não quero aqui promover ainda mais a desunião do povo brasileiro, algo que a classe política e a mídia estão diariamente investindo todo seu esforço e dinheiro, para arrebanhar "ovelhas". Quero sim é abrir seus olhos para que veja claramente o que acontece, não apenas no Brasil, mas em todo nosso planeta.

 

As restrições feitas, nos editais, para que os candidatos possam se inscrever e concorrer para o cargo sempre geram debates sobre a legalidade.
..

Advertising


. Um desses debates gira em torno da imposição de limite de idade máximo para a inscrição em concursos como os das Polícias Civil, Militar e Federal, além dos Bombeiros. De um lado, os candidatos alegam que a Constituição Federal não permite a restrição aos cargos públicos, sendo que o limite de idade consistiria em uma discriminação. Do outro lado, a Administração Pública (ente público que promove o concurso ou a própria banca organizadora) alega que para o exercício de determinadas funções, é essencial que o candidato tenha vigor físico.
...
Por fim, cumpre lembrar que, embora seja raro, em algumas circunstâncias o Poder Judiciário pode permitir a continuidade no concurso de candidato que, por alguns dias, ultrapassou o limite de idade imposto de forma legal e válida pelo edital, sob o fundamento de observância ao princípio da razoabilidade e proporcionalidade.

http://foconosconcursos.jcconcursos.uol.com.br/requisitos-para-a-imposicao-do-limite-de-idade-em-edital/

Desde quando a idade é um fator determinante de vigor físico? Uma criança ou um jovem, que hoje estão sofrendo de obesidade, e em alguns casos a beira da morbidade em virtude do excesso de peso, pode ser considerado com mais vigor físico do que uma pessoa com mais de 50 anos que corre diariamente mais de 5km e participa de corridas de ruas, mini maratonas e Maratonas?

O caso acima é uma exceção, geralmente o limite de idade imposto é mais sutil, geralmente fica atrelado a análise e currículo, onde a discriminação fica diluída em análises técnicas que com certeza indicarão que seu perfil não está de acordo.
 

Fato ou ficção?


Cargos administrativos precisam de vigor físico?, ou apenas é preciso estar saudável e apto para a função?.
 

Continuando, com quantos anos nos tornamos velhos?
A tragédia da vida é que nos tornamos velhos cedo demais e sábios tarde demais.
Aos 20 anos, a vontade é soberana; aos 30, o espírito; aos 40, a razão.  Benjamin Franklin

Frases - http://kdfrases.com

Os dados referentes ao envelhecimento da população brasileira (crescimento do número de idosos em relação ao mais jovens ) mostram que até o ano 2025 o número de idosos no Brasil será 10 vezes maior do que nos anos 80.

já parou para pensar o que isso significa?
Quanta gente desempregada por excesso de experiência?
Sim excesso, hoje já se vê muitas pessoas(consultorias) falando que um curriculo com muitos diplomas,certificados,experiências demais podem ser motivo de rejeição por parte de contratantes. Dessa forma, adaptar o currículo, omitindo informações, pode ser uma solução. Esse omitir, para mim, cheira a mentira, pois solicitar um currículo é como dizer:

Me diga tudo o que você é capaz de fazer..

Se "omitimos" tais informações, não estaremos mentindo sobre nossa capacidade e formação?  Com certeza, mentir sobre seu CV, poderá e será usado contra você, quando a empresa resolver dispensá-lo.

Não é uma atitude ética.
Uma forma errada de começar em uma empresa, e que posteriormente, como dito anteriormente, poderá servir como desculpa para fazer "cortes".
 

  • Estamos velhos demais para trabalhar?
  • Ou somos caros demais?
  • Nossa ética incomoda?
  • Ou não tem valor?

Manipular um funcionário experiente é mais complicado do que um estagiário, que além de possuir poucos conhecimentos do trabalho, quase nada sabe sobre a natureza humana.
 

Depois dos 40 o corredor começa a estreitar, e se dos 50 em diante ficamos fora do mercado de trabalho, o que fazer até que nossa expectativa de vida se cumpra?
Como sustentar a vida?
Alimentação, moradia, lazer(risos) etc.?


Já consigo ver, em breve, políticos legislando sobre a criação "cotas" para os "enta" no mercado de trabalho, afinal o voto é obrigatório até os 7"enta" sendo facultativo para os adultos com mais de 6"enta" e cinco.

Lembre-se, que tudo isso acontece apenas porque estamos dando autoridade à pessoas inescrupulosas, que você acredita que irão fazer algo para melhorar sua vida, no entanto eles, nas suas costas, o chamam de "eleitor otário" , e agem apenas em bebefício de seus patrocinadores de campanhas.

Quer saber quem é realmente é seu candidato e o que ele fará quando execer seu cargo político? Descubra quem está bancando sua campanha. Se informe, pois só assim você saberá o que esta por vir.

Leia mais sobre temas que realmente importam, pare de rir da sua prórpia desgraça, cada vez que vê um vídeo no youtube, ou um meme nas redes sociais, você fica se drogando com essas coisas enquanto tem sua vida roubada de todas as formas e você, agindo como uma ovelha no pasto. 

Preste atenção, todo animal que vive dentro de um curral, mais certo ou mais tarde irá para o abate.

.

Velho, é o seu comportamento como empresário!

Caro, será o preço pago pela sociedade, da qual você também faz parte por insistir em manter essa posíção discriminatória.

Jovem ainda é a capacidade de muitos profissionais  "ENTA" de se reinventar e conseguir, apesar disso, acreditar nas pessoas e dar a volta por cima.
Depois dos 45, comecei a correr diariamente 10km e a participar de várias competições; depois dos 47, comecei a me envolver mais nas atividades da minha filha, participando de jogos online, comunidades etc. entendendo como os jovens pensam e o que eles esperam da vida.

Agora  com mais de 50, continuo ativo da mesma forma, desenvolvendo sistemas web como este, aprendendo a desenvolver jogos, participar de redes sociais etc.

Trabalho, como muitos na minha idade, mais de 8 horas diárias. 
 

As eleições acontecem de tempos em tempos e você não se dá conta de que seu voto é o principal responsável por tudo o que acontece em seguida. Não use seu voto como torce para um time de futebol, apenas para poder dizer que seu candidato ganhou. Vá para urnas consciente; busque conhecimento, aprenda por si próprio a obter a capacidade de compreender o cenário e como somos manipulados. Seja um cidadão brasileiro e não um torcedor fanático, cego e embriagado de uma necessidade que pode ser apenas para satisfazer a vaidade pessoal.

Você irá, como eu e todo o mundo, irá envelhecer um dia; a única forma de preparar esse futuro certo para que você possa ter um mínimo de dignidade é com aprendizado e maturidade.
 

Para dar um norte para suas pesquisas:


Dumping social são as agressões reincidentes e inescusáveis aos direitos trabalhistas que geram um dano à sociedade, e constituem forma de precarização das relações de trabalho na medida em que, com tal prática, desconsidera-se, propositalmente, a estrutura do Estado social e do próprio modelo capitalista com a obtenção de vantagem indevida perante a concorrência. 
Você sabe o que é isso?

Source: http://www.owpoga.com
post by: Oliveira M.J.N
Cirugião Dentista, Especialista em EAD, Desenvolvedor web.
AliExpress
Mulheres Roupas & Acessórios
Calças e capris
Calças e capris

Conforto e elegância, todos modelos e cores


AliExpress
Escritório & Escolar Suprimentos
Acessórios de mesa
Acessórios de mesa

Organizadores, enfeites, artesanatos, utilitários


AliExpress
Escritório & Escolar Suprimentos
Material de pintura
Material de pintura

Tintas, acrílicas, lápis coloridos, canetas variadas, telas, pincéis e mais.


AliExpress
Escritório & Escolar Suprimentos
Artigos escolares
Artigos escolares

Réguas, adesivos, marcadores, estojos, lápis etc.


Espaço Publicitário



   
     
     
Ref::143434

Fechar X
NewsLetters
.
Owpoga
*® Este sistema e todo seu conteúdo estão protegidos pelas leis de direitos autorais (registro de programa de computador) 2015

Este site utiliza cookies para obter dados estatísticos da navegação de seus usuarios. Se continuar navegando consideramos que aceita seu uso. Mais informações Aceitar