Você está aqui

Owpoga - EAD Livros 10 observações sobre Gamificação
 
Advertising

Menu
«    »

Por que a gamificação esta em alta?

Gamificação

Owpoga Rankings

A Gamificação é a aplicação da dinâmica presente nos jogos em um contexto que não é um jogo propriamente dito. Porém, a gamificação não tem um “*gameplay”, por exemplo, não precisa de um personagem que o jogador controla, ou não movimenta peças ou objetos na tela. A gamificação acontece durante as atividades normais das pessoas; ela pode ser usada em diferentes processos como treinamentos oferecidos por empresas, cursos a distância ou presenciais, congressos, workshops, palestras etc. Ou seja, qualquer atividade que se procure envolver a participação e o engajamento mais efetivos das pessoas.

A gamificação serve para criar significado, criar sentido às ações das pessoas através de metáforas, pontuações, competição etc. O objetivo é utilizar esses mesmos mecanismos presentes nos jogos, que fazem as pessoas aceitarem desafios de forma espontânea para que possam colaborar entre si para um objetivo comum.

As mecânicas de gamificação podem ajudar uma equipe, por exemplo, a compreender melhor um determinado processo interno de uma empresa. Isso pode ser construído através de aplicativos para celular, sistemas integrados a plataformas de gestão, etc.

Todas essas tecnologias são extremamente úteis quando empregadas corretamente. Cada uma delas é desenvolvida para uma finalidade específica, escolha aquela que mais se adequa à necessidade de seu projeto. Seja para criar engajamento de equipes, capacitar sobre os processos da organização, ou treinar a perícia de operadores para evitar riscos e aumentar a eficiência, haverá sempre uma solução funcional para resolver seu problema!



*Importante destacar:

Nada impede o uso de jogos, simuladores e etc. nesta modalidade.
Nossa opinião é de que se possível for, é sempre importante somar recursos que permitam uma integração maior, que agregue valores. Principalmente, se tais recursos tiverem o "poder" de mexer com o imaginário dos alunos. Usar recursos lúdicos são extremamente importantes em educação.







Advertising

Menu
«    »


Outras leituras que podem interessar: