Você está aqui

Owpoga - EAD Livros 10 observações sobre Gamificação
 
Advertising

Menu
«    »

8. Mantenha as tabelas...

Ranking

Ninguém quer competir contra os melhores do mundo. Exceto, claro, se eles são os melhores do mundo. Caso contrário, mantenha pequenas classificações.
Se possível, permitir que os alunos escolham seu próprio amigo para colocar em uma tabela de classificação personalizada ou estruturar a classificação por departamento ou território para permitir que os indivíduos contribuam para um objetivo maior.

Considere apenas mostrar uma posição relativa no leaderboard. Isso pode significar mostrar as cinco pontuações acima e abaixo da pontuação de um aluno. Mas lembre-se, independentemente do que você mostrar aos alunos em uma base regular sempre permitir o acesso às pontuações superiores (não esconder nada dos alunos).


A questão de pontuações e classificações é, a meu ver, um ponto crítico no uso desta técnica de condução de um curso.
São necessários alguns cuidados importantes para que o tiro não saia pela culatra.

Os trabalhos em equipes devem ser o foco principal neste tipo de atividades, as conquistas,em grupos permitem uma maior socialização, embora em alguns casos como no ensino a distância, que não existe um horário fixo para que os alunos realizem seus acessos, este tipo de atividade em grupo or representar um grande problema. Então, pensar em gamificação dependerá da modalidade de ensino que se pretende fazer uso.




Advertising

Menu
«    »


Outras leituras que podem interessar: